Líder de grupo rebelde é nomeado presidente de transição na Síria

O líder do grupo rebelde Hayat Tahrir al-Sham (HTS) – que derrubou o ditador Bashar al-Assad na Síria – foi nomeado nesta quarta-feira (29), presidente de transição do país.

Ahmed al-Sharaa também foi autorizado a formar um conselho legislativo temporário para um período de transição e a constituição síria foi suspensa, de acordo com um anúncio feito pelo comando militar que liderou a ofensiva contra Assad.

As decisões surgiram de uma reunião de comandantes militares que participaram a ação de derrubou Assad.

Durante uma coletiva de imprensa, Sharaa disse que a prioridade na Síria era preencher um vácuo no governo “de uma maneira legítima e legal.”

Ele também disse que a paz civil deve ser preservada através da justiça de transição e evitando demonstrações de vingança, que as instituições do estado – principalmente entre eles militares e forças de segurança – sejam reconstruídas, e que a infraestrutura econômica seja desenvolvida.

Sharaa prometeu embarcar em uma transição política que inclui uma conferência nacional, um governo inclusivo e eleições, o que ele disse pode levar até quatro anos para ser realizado.

O anúncio de quarta-feira não disse quando o novo corpo legislativo poderia ser escolhido, nem forneceu novos detalhes para um cronograma para a transição.

Quem é a família de Bashar al-Assad, que governou a Síria por mais de meio século

Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder de grupo rebelde é nomeado presidente de transição na Síria no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.