Operação nacional nos EUA sobre imigração prendeu cerca de mil pessoas

O governo de Donald Trump lançou uma blitz de fiscalização de imigração nos Estados Unidos no domingo (26), que incluiu várias agências federais e resultou na prisão de quase mil pessoas, de acordo com a Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês).

Isso faz parte de um esforço para reunir um aparato de fiscalização maior nos EUA, conectando uma série de agências federais que receberam permissões relacionadas à imigração sob o governo Trump.

No domingo, as batidas ocorreram em todo o país, sendo que 956 pessoas foram presas e houve “554 (ordens de) detenção”, disse o ICE em uma publicação no X.

Veja locais onde a operação foi realizada:


Locais onde operação nacional contra imigração foi feita nos Estados Unidos em 26 de janeiro
Locais onde operação nacional contra imigração foi feita nos Estados Unidos em 26 de janeiro • Arte/CNN

Chicago, Illinois

A blitz de fiscalização de imigração começou em Chicago, e Tom Homan, responsável pela fronteira na Casa Branca, descreveu a operação na cidade como uma “virada de jogo” em uma entrevista à CNN.

Homan, que estava em Chicago, afirmou que essa era uma operação contra criminosos e citou casos de criminosos sexuais e integrantes de gangues venezuelanas.

Atlanta, Geórgia

No subúrbio de Lilburn, em Atlanta, agentes do ICE prenderam Walter Valladares, um imigrante ilegal de 53 anos de Honduras, de acordo com familiares que falaram com a CNN.

Além de uma multa por dirigir sem carteira, Valladares não tinha antecedentes criminais, destacou o irmão dele, Edwin Valladares, à CNN.

Em Tucker, outro subúrbio de Atlanta, um homem sem documentos que frequentava uma igreja foi preso após a chegada de agentes do ICE, relatou o pastor Luis Ortiz à CNN.

Los Angeles, Califórnia

O escritório da Administração de Repressão às Drogas em Los Angeles, na Califórnia, também “conduziu operações direcionadas aprimoradas” pela cidade, de acordo com uma publicação no X.

Austin, Texas

Em Austin, a Administração de Repressão às Drogas afirmou em uma publicação no X que estava “ajudando o Departamento de Segurança Interna e outros parceiros federais de aplicação da lei com seus esforços de aplicação da lei de imigração”.

Colorado

Quase 50 pessoas sem documentos foram presas durante uma operação na manhã de domingo visando tráfico de drogas e integrantes de gangues venezuelanas no Colorado, de acordo com a Administração de Repressão às Drogas.

Porto Rico

A operação em Porto Rico, que é um território dos Estados Unidos, foi conduzida por agentes da área de investigações do Departamento de Segurança Interna, e teve como alvo um prédio no bairro de Santurce suspeito de abrigar imigrantes ilegais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação nacional nos EUA sobre imigração prendeu cerca de mil pessoas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.