Trump ordena retaliação após Colômbia se recusar a receber deportados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou pelas redes sociais neste domingo (26) que ordenou que o governo americano adote medidas de retaliação contra a Colômbia, após o país sul-americano se recusar a receber voos com pessoas deportadas.

Trump alegou que a ação “colocou em risco a Segurança Nacional e a Segurança Pública dos Estados Unidos”. Assim, determinou:

  • Tarifas emergenciais de 25% sobre todos os bens da Colômbia que entram nos Estados Unidos. Em uma semana, as tarifas de 25% serão elevadas para 50%
  • Proibição de viagens e revogações imediatas de vistos para autoridades do governo colombiano e todos os aliados e apoiadores.
  • Sanções de visto para todos os integrantes do partido, familiares e apoiadores do governo colombiano.
  • Inspeções aprimoradas de alfândega e proteção de fronteiras de todos os cidadãos colombianos e cargas por motivos de segurança nacional.
  • Sanções financeiras, bancárias e outras serão impostas

O presidente dos EUA alertou que essas medidas “são apenas o começo” e que é obrigação legal da Colômbia aceitar o retorno do que ele chamou de “criminosos que foram forçados para dentro dos Estados Unidos”.

*em atualização

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump ordena retaliação após Colômbia se recusar a receber deportados no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.