Vc viu? Mulher denuncia caso de estupro em SL, barco naufraga na região dos Lençóis Maranhenses e outras notícias da semana no g1 MA


Veja quais foram as notícias em destaque ao longo da semana no portal g1 Maranhão. Confira o resumo de algumas das principais notícias divulgadas pelo g1 Maranhão na semana de 19 a 25 de janeiro.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Domingo (19)
Crime aconteceu em uma avenida que dá acesso à avenida Litorânea em São Luís (MA)
Reprodução/Google Maps
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) investiga uma denúncia de estupro contra uma mulher ocorrido na tarde desse sábado (18), na avenida Copacabana, que dá acesso a avenida Litorânea, em São Luís. O suspeito ainda não foi preso.
De acordo com a polícia, a vítima estava caminhando sozinha em uma rua que dá acesso a avenida quando foi abordada pelo suspeito. Sob ameaça, ela foi arrastada para um matagal próximo e estuprada. No momento do crime, chovia na área.
O relato do caso viralizou nas redes sociais e centenas de pessoas compartilharam uma publicação que fazia um alerta as mulheres que andam pela região onde o crime aconteceu.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), a Polícia Militar atendeu a ocorrência e a vítima foi levada para o plantão da Delegacia da Mulher, localizado na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati. A vítima recebeu assistência e um inquérito foi aberto para que o caso fosse investigado.
Por meio de uma rede social, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), informou que as forças de segurança do Estado trabalham para identificar e prender o suspeito do crime. Ele reforçou ainda que nenhum tipo de violência como essa será tolerada.
“Nosso Sistema de Segurança Pública está trabalhando fortemente para identificar e prender o suspeito do crime inaceitável de abuso contra uma mulher, ocorrido neste sábado, na região do Calhau, em São Luís. Temos absoluta prioridade na segurança das maranhenses e no fortalecimento de políticas como a Patrulha Maria da Penha e as Delegacias da Mulher. Nenhuma violência como essa será tolerada”, disse Brandão.
A pousada teria erguido edificações às margens do Rio Preguiças, que fica em APP e na Zona de Amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Divulgação/Instagram
A Justiça Federal determinou a regularização da Pousada Chácara Boulevard, localizada na cidade de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses, por instalar edificações em Área de Preservação Permanente (APP).
A decisão teve como base uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF). Consta na ação, que a pousada teria erguido edificações às margens do Rio Preguiças, que fica em APP e na Zona de Amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Para o MPF, além de violarem o Código Florestal e a legislação ambiental que trata das Unidades de Conservação e suas zonas de amortecimento, essas construções causaram degradação ambiental.
A 8ª Vara Federal Ambiental e Agrária do Maranhão já havia julgado procedente os pedidos inicialmente feitos pelo MPF na ação e determinou, em caráter liminar (tutela antecipada), que a empresa interrompesse, imediatamente, qualquer atividade que polua ou que cause danos ao meio ambiente local, especialmente novas intervenções ou construções na área de preservação permanente em que está localizada.
Mas os representantes da pousada entraram com diversos recursos contra a decisão. Porém, a Justiça Federal ratificou a sentença.
Consta na decisão, que o empreendimento deve promover a recomposição e a restauração florestal da área degradada, inclusive com a demolição das edificações presentes na faixa destinada à preservação do ecossistema local, ou seja, na área de preservação permanente.
Por fim, obriga a Pousada Chácara Boulevard a apresentar um Projeto de Recuperação de Área Degradada (Prad) ao órgão ambiental competente, realizado por profissional habilitado, no prazo de 180 dias, com o cronograma das atividades de reparação.
O Prad deverá ser aprovado pelo órgão ambiental competente em até 60 dias, e o MPF será notificado pelos representantes da empresa sobre a submissão do projeto para fiscalizar sua execução dentro dos prazos estipulados.
Segunda-feira (20)
Homem preso é considerado de alta periculosidade
Divulgação/Polícia Civil do Maranhão
Um homem, de 40 anos, foi preso, no último sábado (18), suspeito de esfaquear e morder a ex-companheira no município de Miranda do Norte, a cerca de 135 km de São Luís.
A agressão se iniciou após a vítima se recusar a vender seu celular para que o agressor pudesse comprar bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, segundo a Delegacia de Polícia de Miranda do Norte.
O caso aconteceu no dia 24 de agosto de 2024. A mulher foi socorrida por populares após gritar por ajuda, sendo levada a uma unidade de saúde do município de Miranda do Norte. Devido à gravidade dos ferimentos, ela foi transferida para um hospital em São Luís, onde recebeu atendimento especializado.
Após o fato, a Polícia Civil intensificou as investigações que resultaram na localização e prisão do criminoso somente nesse sábado (18).
Com uma extensa ficha criminal, o preso é considerado de alta periculosidade, sendo também suspeito de cometer outros crimes de feminicídios e homicídios contra mulheres, bem como vários assaltos.
O investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Miranda do Norte para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhado ao Sistema Prisional de Itapecuru-Mirim, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Funcionário de transportadora é preso suspeito de assalto a caminhão em Itapecuru-Mirim, no MA
Divulgação/ PC-MA
Um homem foi preso na sexta-feira (17), suspeito de participar de um assalto a um caminhão pertencente a uma transportadora de frios, ocorrido no dia 12 de janeiro em Itapecuru-Mirim, a 116 km de São Luís. Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), o suspeito era funcionário da empresa.
De acordo com o delegado Samuel Morita, durante as investigações foi descoberto que o funcionário teria insistido para que o motorista do caminhão parasse o veículo para que ele pudesse urinar. Foi nesse momento que ocorreu o assalto, praticado por criminosos armados. Após essa informação, a polícia iniciou a investigação sobre o funcionário.
Os investigadores se dirigiram à residência do suspeito com a finalidade de intimá-lo a prestar depoimento na delegacia. Ao avistar os policiais, o indivíduo arremessou seu aparelho celular contra a parede, gerando desconfiança por parte dos agentes.
Diante da situação, os investigadores adentraram no imóvel e conseguiram apreender duas armas de fogo, resultando na prisão do homem pelo crime de posse ilegal de arma. Ainda segundo o delegado Samuel Morita, o suspeito também está sendo investigado por exercer a função de disciplina em uma organização criminosa, supostamente ligada aos autores do roubo ao caminhão no Povoado Entroncamento.
Terça-feira (21)
Polícia prendeu o suspeito na noite dessa segunda (21)
Reprodução
A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na noite dessa segunda-feira (20), o suspeito de estuprar uma mulher na Avenida Copacabana, que dá acesso à Avenida Litorânea, em São Luís. O crime ocorreu no último sábado (18) e foi registrado por câmeras de monitoramento, que flagraram a vítima sendo agredida e arrastada para uma área de matagal.
O suspeito foi localizado e preso na Rua da Mangueira, no bairro Vila Bacanga. Após a prisão, ele foi conduzido à Casa da Mulher Brasileira para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional.
A prisão foi confirmada pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, em publicação nas redes sociais.
Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Ribeiro Martins, o suspeito do estupro estava escondido na casa de parentes. A vítima reconheceu o homem na delegacia, e ele confessou o crime à polícia, ainda de acordo com o secretário.
Jovem é morto a tiros em um bar na cidade de Estreito, no interior no MA
Divulgação/Redes sociais
Um jovem foi assassinado a tiros, na tarde desta terça-feira (21), em um bar, na avenida Chico Brito, na cidade de Estreito, a 568 km de São Luís.
Por volta das 13h30, Caio Miranda Farias, de 24 anos, estava no estabelecimento comercial, quando foi abordado por dois criminosos em uma motocicleta.
O jovem foi baleado e, mesmo ferido, ainda correu, mas caiu do outro lado da rua. Já no chão, os criminosos ainda deram mais tiros na região da cabeça da vítima, que morreu no local.
A motivação do crime e autoria ainda são investigadas pela Polícia Civil do Maranhão.
Quarta-feira (22)
Pai e filho morrem soterrados enquanto trabalhavam na construção de um poço na tarde dessa terça-feira (21) no povoado Mirza, em Morros
Divulgação/Corpo de Bombeiros do Maranhão
Pai e filho morreram soterrados enquanto trabalhavam na construção de um poço na tarde dessa terça-feira (21) no povoado Mirza, em Morros, a 112 km de São Luís. As vítimas foram identificadas como Erisvaldo Carvalho dos Santos, de 54 anos, e Elisvaldo Silva dos Santos Filho, de 27 anos.
De acordo com informações, os dois estavam tentando recuperar um cano dentro do poço, que tem cerca de 15 metros de profundidade e foi construído por eles no início do mês. No momento do acidente, um vizinho e o filho mais novo de Erisvaldo também participavam do trabalho, mas conseguiram escapar do desmoronamento.
Moradores da região foram os primeiros a prestar socorro e iniciaram os trabalhos de resgate. A prefeitura de Morros enviou um trator e uma retroescavadeira para ajudar na retirada da terra.
Por volta das 16h, uma equipe do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de São Luís chegou ao local com o apoio de uma aeronave do Centro Tático Aéreo.
Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros de Barreirinhas e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também trabalharam na ocorrência.
O corpo de Erisvaldo foi recuperado por volta das 23h25, cerca de 10 horas após o acidente. Já o corpo de Elisvaldo Filho foi encontrado na madrugada desta quarta-feira (22), a aproximadamente três metros de profundidade.
Empresário é eletrocutado enquanto usava celular carregando na tomada, no Maranhão
Um empresário e dono de um açougue, Hyago Rafael, sofreu um forte choque elétrico enquanto usava um celular ligado a um carregador na tomada. Um vídeo (veja acima) mostra o momento em que ele é eletrocutado.
O caso aconteceu por volta das 11h da terça-feira (21), no município de Pedreiras, a cerca de 277 km de São Luís, e chamou a atenção pelo risco de usar o celular enquanto está carregando.
Nas imagens, um jovem que estava com Hyago no açougue percebe que a vítima estava sofrendo um choque elétrico e consegue desligar o disjuntor de energia. Hyago foi atendido às pressas, levado a um hospital e sobreviveu.
A esposa de Hyago, Alice Machado, fez um comunicado nas redes sociais sobre os momentos de apreensão e agradeceu as orações de carinho que o casal recebeu.
“Em um minuto eu estava em casa, esperando meu marido chegar pra me abraçar, e no minuto seguinte eu estava no corredor de um hospital esperando para vê-lo e lá estava ele, esperando um abraço meu, esperando um conforto e uma fala de que ia ficar tudo bem. Naquele momento eu paralisei, não consegui me mexer pra nada, conseguia ouvir meu coração acelerar mas não conseguia raciocinar. Minha vontade era de correr pra salvar ele de alguma forma que eu nem sei. Deus é tão bondoso, tão misericordioso que esteve lá, ele sempre está lá. Hyago é um milagre vivo. (…) Eu sei muito bem que foi Deus que não deixou algo pior acontecer!”, relatou.
Quinta-feira (23)
Polícia procura detentos que fugiram de presídio de Santa Inês
As polícias Civil e Militar do Maranhão ainda estão à procura de cinco dos sete presos que fugiram do presídio de Santa Inês, no Maranhão. A fuga aconteceu no dia 14 de janeiro deste ano, quando os detentos serraram as grades de uma cela e pularam o muro do presídio.
Um dos fugitivos, identificado como Geilton de Jesus Ferreira, de 32 anos, foi recapturado na noite do dia 15 de janeiro. O preso foi detido quando estava trafegando de bicicleta pela BR-316, no trecho entre a entrada de Olho d’Água das Cunhãs e a cidade de Bacabal.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Geilton estava preso há um ano e sete meses, acusado dos crimes de homicídio e furto. Ao ser recapturado, ele alegou que foi a primeira pessoa a escapar da unidade prisional e não sabia se os outros seis presos, que ficaram para trás, tinham conseguido sair.
Já o segundo fugitivo a ser recapturado foi Matheus Evangelista Lima. Ele foi localizado pela polícia, na última segunda (20), em uma área de casas abandonadas, no bairro Terra Bela, em Buriticupu.
A PM recebeu uma denúncia anônima sobre o paradeiro do preso e, depois de 40 minutos de cerco policial, encontrou o fugitivo em cima da laje de uma casa vazia.
Os outros foragidos foram identificados como:
Angelo Gabriel Galvão dos Anjos
Edielson Aires da Silva
José Ermeson Cavalcante Cosme
Lucas Oliveira da Silva
Ruan Kael Rocha dos Santos
A Polícia Civil pede que se a população souber de alguma informação que ajude a localizar os fugitivos, entre em contato com a polícia, por meio do Disque Denúncia (181) ou pelo WhatsApp: (98) 9 9224-8660. As informações podem ser passadas por mensagem de texto, vídeo, áudio e foto. A denúncia é anônima e é garantido o sigilo.
Suspeito de participar de roubo de mais de 1,8 mil celulares é preso no Maranhão
Divulgação/Polícia Civil
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu um homem suspeito de participar do roubo de mais de 1.800 aparelhos celulares em 2018 em um depósito no bairro Planalto, na região da grande Santa Rita, em Imperatriz, a 629 km de São Luís. A polícia estima um prejuízo de mais de R$ 2 milhões.
De acordo com o delegado Alex Coelho, na época, os criminosos invadiram o depósito, renderam os dois vigilantes que estavam no local que foram mantidos sob controle dos bandidos. Os assaltantes conseguiram fazer um buraco na parede do local, entraram e acessaram dezenas de caixas de celulares de diversas marcas.
Após o crime, os suspeitos fugiram do local. O caso começou a ser investigado pela polícia. Segundo as investigações, um dos investigados era vigilante no depósito e a falta de comparecimento dele nos atos processuais levou à expedição de um mandado de prisão preventiva contra ele.
O homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Imperatriz, onde vai permanecer à disposição da Justiça do Maranhão.
Sexta-feira (24)
g1 Maranhão vence a 19ª edição do Prêmio Fapema na categoria Jornalismo Científico
Divulgação/Ascom UEMA.
O g1 Maranhão foi vencedor da 19ª edição do Prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), na categoria Jornalismo Científico. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (23), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís.
A reportagem premiada foi escrita pela jornalista Liliane Cutrim, com o título: “MA destinou mais de 945 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos de forma ambientalmente correta em 2023; entenda o processo”.
“É um privilégio poder contribuir com a divulgação da ciência e tecnologia no nosso estado. Muitas vezes o conhecimento sobre as produções científicas fica restrito aos pesquisadores e à comunidade acadêmica, então, cabe ao jornalismo ser um propagador dessas pesquisas, mostrando para a sociedade o que tem sido produzido e de que forma esse conhecimento impacta a vida das pessoas”, ressalta Liliane Cutrim.
Essa é a segunda vez consecutiva que o g1 Maranhão conquista a premiação. Em 2023, o portal foi vencedor da 18ª edição do Prêmio, também na categoria Jornalismo Científico. A reportagem premiada foi escrita pelo jornalista Rafael Cardoso, intitulada: “Dia da Amazônia: O desafio de preservar o pouco que ainda resta da floresta no Maranhão”.
O Prêmio FAPEMA, que é considerado o Oscar da Ciência Maranhense, reconhece as melhores iniciativas de pesquisa no estado com impacto no desenvolvimento do Maranhão e na melhoria da qualidade de vida da população.
Com o tema ‘Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade para o Maranhão’, o evento destacou o papel da Fapema e do governo do estado no fomento à ciência e à tecnologia.
Durante a cerimônia, houve a premiação de 54 pesquisadores, distribuídos em oito categorias:
Pesquisador Júnior (1º, 2º e 3º lugares),
Jovem Cientista
Dissertação de Mestrado
Tese de Doutorado
Pesquisador Sênior
Jornalismo Científico
Inovação Tecnológica
Popvídeo (1º, 2º e 3º lugares).
Ainda na cerimônia, foi realizada a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Científico do Maranhão, uma homenagem destinada a personalidades que contribuíram significativamente para o avanço científico e tecnológico no estado.
Foram homenageados o ex-presidente José Sarney, a ministra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, o governador Carlos Brandão, o presidente do Confap, Odir Dellagostin, a secretária, Natássia Weba e ex-presidentes da Fapema.
“Aqui nós temos instituições que são reconhecidas pelo Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, como o IFMA, como a UFMA, a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão, a Fapema. Ou seja, são instituições que fazem parte do ecossistema que revelam a força do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nessa composição de produção científica tão significativa no Brasil”, destacou a ministra Luciana Santos, que esteve presente na cerimônia de premiação.
Criança é resgatada após ficar presa por duas horas dentro de porta malas, na região de São Luís
Reprodução
Um menino, de quatro anos de idade, foi resgatado por agentes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), após se prender, acidentalmente, dentro do porta-malas do carro da família, com a chave do veículo, na cidade de São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís, nessa quinta-feira (23).
O caso, ocorrido no bairro Alto do Turu, foi atendido pelos soldados Fournier e Adriano, do 40º Batalhão da Polícia Militar, que estavam em outra ocorrência, quando o pai da criança, Ideone Oliveira Abreu, pediu socorro. A guarnição decidiu interromper o trabalho em andamento para ajudar no resgate.
De acordo com os relatos da família, a criança estava presa há, aproximadamente, duas horas dentro do carro. Os policiais disseram que a situação estava crítica, pois o local estava extremamente quente e o menino apresentava sinais de exaustão.
Enquanto os agentes estavam a caminho do local para prestar socorro, moradores tentavam abrir o porta-malas com ferramentas improvisadas, mas sem sucesso. No início da operação, os policiais acalmaram a criança e utilizaram uma barra de ferro para quebrar o banco traseiro do carro, por onde conseguiram abrir uma pequena passagem para retirar o menino.
Ao final da operação, o Corpo de Bombeiros também foi até o local para avaliar o estado de saúde do menino, que estava consciente após ter enfrentado o calor.
Os soldados ressaltaram a importância de manter a calma durante o resgate e destacaram o trabalho conjunto entre a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e os populares que estavam presentes. “Graças a Deus, tivemos êxito, e a criança se encontra bem”, afirmou o soldado Fournier.
Embarcação naufraga na região dos Lençóis Maranhenses
Uma embarcação naufragou, na tarde desta sexta-feira (24), na região dos Lençóis Maranhenses em Barreirinhas, município do litoral norte do Maranhão (veja o vídeo acima). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), ninguém ficou ferido.
Segundo Célio Roberto, coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, a embarcação fazia a travessia de pedestres e veículos entre Atins e a praia de Caburé, uma das mais famosas da região.
Um vídeo flagrou o momento exato em que a embarcação começa a afundar. As imagens mostram algumas pessoas se pendurando do lado de fora do barco para se salvar. Uma caminhonete que estava na embarcação também afundou na água.
Ao g1, o Corpo de Bombeiros informou que até o momento não sabe o que provocou o naufrágio. O caso será investigado pela Marinha do Brasil.
A Capitania dos Portos do Maranhão foi acionada e será responsável por retirar a embarcação e a caminhonete que naufragou da água.
Sábado (25)
Parte do caminhão ficou no meio da Avenida Jerônimo de Albuquerque em São Luís
Reprodução/Redes Sociais
Um caminhão bateu em um poste e deixou bairros de São Luís sem energia elétrica na noite de sexta-feira (24). O acidente aconteceu na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente ao Moraes Center.
Os bairros do Cohafuma, Recanto dos Vinhais e parte da região da Via Expressa ficaram sem energia devido ao acidente. Ao atingir o poste, que ficou quebrado, alguns fios ficaram soltos na avenida.
Em nota, a Equatorial Energia informou que enviou equipes ao local para reestabelecer o fornecimento de energia elétrica e constatar os danos causados pelo acidente. O fornecimento de energia foi reestabelecido durante a madrugada.
Acidentes com postes
De acordo com a Equatorial Energia, em 2024, foram registradas 1.678 ocorrências de acidentes de trânsito com quebras de postes. O número supera a marca de 2023, onde foram contabilizadas 1.611 ocorrências.
Os custos para a substituição dos postes variam entre R$ 3 a R$ 44 mil, dependendo do tipo de poste e dos danos causados. Segundo a Equatorial, sempre que possível, os responsáveis pelos acidentes são identificados e acionados para arcarem com os custos.
Duplo homicídio é registrado na Avenida Kennedy, em São Luís; polícia investiga crime
Um duplo homicídio foi registrado na manhã deste sábado (25), na Avenida Kennedy, no bairro de Fátima, em São Luís. As vítimas foram identificadas como Maikon Jonh Santos do Carmo, conhecido como “Perneta”, e William Alves Sousa. Ambos foram mortos enquanto trafegavam em uma motocicleta.
Segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), o crime pode ter sido premeditado. De acordo com o delegado George Marques, responsável pela investigação, o alvo dos assassinos era o garupa da moto, que é integrante de uma organização criminosa com um extenso histórico de delitos.
“A ação criminosa teve como objetivo eliminar o jovem Perneta, que é considerado um indivíduo muito perigoso e já era conhecido pela polícia. Ele cumpria pena em regime aberto”, afirmou o delegado.
Todas essas informações estão sendo registradas no inquérito policial, e a polícia busca esclarecer a materialidade, as circunstâncias e a autoria do crime.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) este mês já foram registrados 23 homicídios dolosos na Grande Ilha, além dos dois casos ocorridos neste sábado (25), na Avenida Kennedy. Esses números superam os registros de todo o mês de janeiro de 2024, sendo que a grande maioria das mortes foi causada por arma de fogo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.