Deportados dos EUA passam a noite em aeroporto em Manaus; veja fotos

Os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos na nova gestão do presidente Donald Trump chegaram ao Brasil na noite desta sexta-feira (24/1). Apesar de terem como destino final o estado de Minas Gerais, os passageiros enfrentaram um contratempo: a aeronave precisou realizar um pouso em Manaus (AM) devido a um problema técnico.

De acordo com informações do governo do Amazonas, os 79 passageiros a bordo — 62 homens, 11 mulheres e 6 crianças — receberam suporte emergencial no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Foram disponibilizados colchões, atendimento médico, alimentação, água e produtos de higiene pessoal enquanto aguardam a continuidade da viagem para Belo Horizonte, prevista para a noite deste sábado (25).

Embora este voo tenha ocorrido já sob o mandato de Trump, os deportados não foram detidos durante sua gestão. Segundo apurado, essas pessoas haviam sido retiradas das ruas durante o governo do ex-presidente Joe Biden, que deixou o cargo na última segunda-feira (20/1). Outro voo com deportados brasileiros havia pousado no país no dia 10 de janeiro, ainda na gestão de Biden, transportando 100 passageiros.

Em publicação feita na noite desta sexta, o ICE (Immigration and Customs Enforcement) informou que 593 imigrantes, de diversas nacionalidades, foram detidos por documentação irregular nos Estados Unidos. Desses, 449 estão atualmente alojados em instalações de detenção.

Imigração

A política de imigração voltou a ser uma prioridade na agenda de Donald Trump desde que reassumiu a Presidência. No mesmo dia de sua posse, em 20 de janeiro, ele declarou “emergência nacional” na fronteira com o México, possibilitando o envio de 4 mil soldados para reforçar a região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.