Escritora atacada por pitbulls no RJ recebe prótese biônica no braço

A escritora Roseana Murray, de 73 anos, que teve o braço amputado em abril do ano passado após um ataque de cães da raça pitbull, recebeu uma prótese biônica do membro.

Ela compartilhou a novidade por meio de uma publicação em uma publicação feita em uma rede social na última sexta-feira (24).

“Hoje recebi a prótese que chamei de blue, o nome de um cavalo que tivemos. A adaptação é ou parece ser muito difícil. Outro grande aprendizado!l”, escreveu Roseana em uma publicação feita nas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Roseana Murray (@roseanamurray)

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a prefeitura de Saquarema e o governo do estado fornecessem uma prótese biônica para Roseana.

A prótese biônica, avaliada em R$ 894 mil, é considerada essencial para que ela pudesse recuperar parte de sua autonomia e qualidade de vida.

“O direito à saúde, fundamental ao direito à vida, encontra-se como condição básica à promoção da dignidade da pessoa, encontrando-se como dever do Estado a adoção de medidas eficazes que garantam seu exercício”, afirmou o juiz Andrew Francis dos Santos Maciel, da 2ª Vara da Comarca de Saquarema.

Relembre o caso

A escritora e poetisa foi violentamente atacada por pitbulls no em 5 de abril de 2024, em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

A escritora recebeu os primeiros atendimentos ainda no local do incidente. Depois, por conta da gravidade dos hematomas, ela precisou ser removida de helicóptero ao Hospital Estadual Alberto Torres, em estado grave.

Roseana teve alta do hospital estadual Alberto Torres no dia 18 de abril, 13 dias depois de ficar internada. Devido às diversas mordidas que recebeu, a escritora teve o braço direito e uma orelha amputadas.

Em agosto, quatro meses após ser atacada, a escritora transformou a própria dor em poesia e lançou o livro “O Braço Mágico”, em que reflete a experiência vivida.

Os tutores dos pitbulls, Kayky da Conceição Dantas Pinheiro, Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro e Davidson Ribeiro dos Santos, foram presos no dia do ataque dos animais e tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva.


* Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Escritora atacada por pitbulls no RJ recebe prótese biônica no braço no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.