O que se sabe sobre as reféns que devem ser liberadas hoje pelo Hamas

Israel está se preparando para receber quatro mulheres soldados detidas pelo Hamas neste sábado (25), na mais recente libertação de reféns sob o cessar-fogo de Gaza e acordo de reféns.

O grupo militante disse na sexta-feira (24) que pretende libertar Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy — todas com 20 anos — e Liri Albag, 19.

As quatro mulheres programadas para serem liberadas estavam entre as sete mulheres soldados sequestradas da base militar de Nahal Oz, onde serviam como vigias militares das Forças de Defesa de Israel, observando atividades dentro da Faixa de Gaza.

Os sequestros aconteceram durante o ataque do Hamas à base, realizado no dia 7 de outubro de 2023. Vários vídeos mostrando o sequestro se tornaram simbólicos por conta da brutalidade.

Uma parte da filmagem as mostrou enfileiradas contra uma parede, com as mãos amarradas, os corpos machucados e com manchas de sangue.

O vídeo foi divulgado pelas famílias das mulheres em maio para pressionar o governo israelense a garantir um acordo para libertá-las. As Forças de Defesa de Israel (IDF) admitiram na época que não havia defendido seu pessoal na base de Nahal Oz.

Quem não está incluído na transferência

Autoridades israelenses disseram às famílias das quatro mulheres que pretendiam prosseguir com a libertação neste fim de semana — apesar do fato de que Israel esperava anteriormente que Arbel Yehud, uma refém civil ainda mantida em Gaza, fosse incluída na libertação de sábado.

Israel exigiu que o Hamas libertasse Yehud, uma mulher de 29 anos levada como refém de sua casa no Kibutz Nir Oz, como parte da próxima libertação, disse uma fonte familiarizada com o assunto.

Acredita-se que Yehud esteja detida pela Jihad Islâmica Palestina, não pelo Hamas, o que pode ser um fator no momento de sua libertação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O que se sabe sobre as reféns que devem ser liberadas hoje pelo Hamas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.