Governo Trump retira proposta de proibição do mentol em cigarros e charutos

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou uma proposta de lei que buscava proibir o mentol em cigarros e charutos saborizados.

A proibição do mentol é algo que a Food and Drug Administration (FDA) – agência dos EUA que regulamenta alimentos, medicamentos e cosméticos – afirmou ser uma “prioridade máxima” durante a gestão de Joe Biden.

Ela enviou a versão final de sua regra que proíbe cigarros mentolados e charutos saborizados à Casa Branca para aprovação em outubro de 2023. A proibição era esperada naquele ano, mas após intenso lobby de vários grupos de partes interessadas, Biden nunca deu sinal verde à proibição.

 

 

Em abril do ano passado, uma coalizão de grupos de direitos civis e organizações médicas processou o FDA por perder seu próprio prazo de proibição do mentol. Os grupos disseram que o processo ainda está em andamento, embora não esteja claro como será impactado pela retirada da regra.

Embora a regra tenha sido retirada, ela não está completamente morta, disseram especialistas. Um governo no futuro poderia ressuscitar a regra e evitar alguns dos obstáculos processuais.

Todos os sabores de cigarros, exceto mentol, foram proibidos em 2009. O FDA tem considerado a proibição do mentol por mais de uma década.

Estudos sugerem que uma proibição salvaria vidas e dinheiro. Em um período de 20 anos, isso poderia reduzir os custos de saúde entre todos os fumantes adultos em cerca de US$ 1,62 bilhão, segundo um estudo recente. Também poderia salvar até 654 mil vidas nos EUA em 40 anos, de acordo com um estudo de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Trump retira proposta de proibição do mentol em cigarros e charutos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.