‘Ainda Estou Aqui’ faz história e é indicado a melhor filme no Oscar 2025

A campanha de Ainda Estou Aqui para o Oscar 2025 já é histórica. Pela primeira vez um filme de produção 100% brasileira conseguiu ser indicado à principal categoria da premiação, a de Melhor Filme. O longa, dirigido por Walter Salles, recebeu ainda duas outras indicações, como Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres. Essas últimas quebrando um jejum de 26 anos.

Das quatro categorias mais “possíveis” para Ainda Estou Aqui, o filme conquistou três, ficando de fora apenas na disputa de Melhor Roteiro Adaptado, que era uma possibilidade, segundo especialistas ouvidos pelo Metrópoles.

Além das chances de vitória, integrantes da indústria cinematográfica avaliam os impactos que as indicação podem trazer ao mercado do audiovisual do Brasil.

Diretor e produtor

O diretor e produtor Lino Meireles (Candango – Memorias do Festival) pontuou que o destaque de Ainda Estou Aqui com três indicações ressalta como a cultura brasileira tem potencial para ser um dos maiores produtos de exportação do país.

“Quando o brasileiro viaja para fora e conversa com algum local, as referências são sempre culturais, desde a Bossa Nova até jogador de futebol. É por isso que nunca fez sentido ter uma política que hostiliza a cultura. E isso acontece várias vezes. O americano sabe o valor da cultura, tanto que o nosso país está vibrando todo meramente pela oportunidade de participar de um evento da indústria de cinema americana, para a indústria de cinema americana”, afirma.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.