Oscar: relembre a última indicação do Brasil em Melhor Atriz

A atriz Fernanda Torres foi indicada nesta quinta-feira (23) na categoria de Melhor Atriz do Oscar 2025 e se tornou a segunda brasileira a atingir o feito. Antes dela, a sua mãe, Fernanda Montenegro, fez história ao receber a primeira indicação do Brasil na categoria, há 26 anos.

Em 1999, a atriz que agora tem 95 anos, brilhou no tapete do Teatro Dolby com o filme nacional “Central do Brasil”, representando os talentos internacionais na principal premiação de Hollywood. Na ocasião, o filme também foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (atualmente chamada de Melhor Filme Internacional).

Apesar da atuação dramática da atriz, ela acabou perdendo a estatueta para Gwyneth Paltrow por seu trabalho em “Shakespeare Apaixonado”(1998), algo que os brasileiros nunca conseguiram superar.

Neste ano, Fernanda Torres enfrentará Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“A Substância”). Relembre outras duplas de mães e filhas que foram indicadas ao Oscar. 

Relembre o enredo de “Central do Brasil”

O longa protagonizado por Montenegro retrata a história de Dora, uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas.

Com uma vida bem amargurada, tudo muda quando a personagem presencia a morte de uma de suas clientes e ela se vê obrigada a cuidar de Josué (Vinícius de Oliveira), filho de nove anos da mulher.

A história foi inspirada em Socorro Nobre, uma ex-detenta que escrevia cartas para presas analfabetas enquanto estava encarcerada. Sua história foi contada a Walter Salles por um artista amigo em comum, o inspirando para criar o filme.

Ao todo, “Central do Brasil” recebeu 17 prêmios em 16 eventos, sendo sete para a protagonista.

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” recebe 3 indicações

*Com informações de Flávio Pinto, em colaboração para a CNN

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar: relembre a última indicação do Brasil em Melhor Atriz no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.