Centenas de casais gays se casam na Tailândia enquanto lei entra em vigor

Centenas de casais do mesmo sexo estão se casando na Tailândia nesta quinta-feira (23), momento em que o país se torna o primeiro no Sudeste Asiático a reconhecer casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

O projeto de lei histórico marca uma vitória importante para a comunidade LGBTQ+, que luta há mais de uma década pelos mesmos direitos de casamento que os casais heterossexuais.

“É o dia mais feliz da minha vida. Pudemos final e completamente fazer o que queríamos há muito tempo”, exclamou Pisit Sirihiranchai, que se casou com seu parceiro de cinco anos, Chanathip Sirihiranchai, à CNN.

“Agora somos uma família completa”, ele disse.

Sob a legislação, aprovada pelo parlamento da Tailândia e endossada pelo rei no ano passado, casais do mesmo sexo podem registrar seus casamentos com plenos direitos legais, financeiros e médicos, bem como direitos de adoção e herança.

“Esta lei de igualdade no casamento marca o início de uma maior conscientização da sociedade tailandesa sobre a diversidade de gênero e nossa aceitação de todos, independentemente da orientação sexual, raça ou religião — nossa afirmação de que todos têm direito a direitos e dignidade iguais”, disse o primeiro-ministro Paetongtarn Shinawatra em uma mensagem gravada tocada em um casamento em massa na capital Bangkok nesta quinta-feira.

Pelo menos 200 casais se inscreveram para se casar no shopping center Siam Paragon, segundo a Bangkok Pride, que co-organizou o evento com autoridades locais.

Um tapete de arco-íris foi estendido no shopping para dar as boas-vindas aos recém-casados ​​de todas as idades e estilos de vida.

Entre os que caminharam pelo “tapete do orgulho” estava um casal de mulheres idosas que visitou o local com a ex-primeira-ministra Srettha Thavisin em um cenário de confetes caindo e batidas tradicionais tailandesas. O partido Pheu Thai, que governa Srettha, apoiou o projeto de lei do casamento.


Casais homossexuais realizam casamento em massa na Tailândia enquanto lei entra em vigor no país. • Getty Images

Alguns abraçaram o espírito festivo completo aparecendo em ternos e vestidos de casamento. Outros vestiram blazers e vestidos rosa ou brancos. Muitos agitaram a bandeira do arco-íris.

Enquanto isso, celebridades e drag queens se apresentaram em um palco adornado com corações e flores de arco-íris, com uma tela declarando “igualdade no casamento”.

Celebrações também estão acontecendo em outras partes do país, estendendo-se da cidade costeira oriental de Pattaya até a cidade montanhosa do norte de Chiang Mai.

Antes das festividades, os defensores da igualdade saudaram a nova legislação como uma vitória para o progresso.

“Isso pode ser um modelo para o mundo porque agora temos a Tailândia como exemplo”, enfatizou Kittinun Daramadhaj, advogado e presidente da Rainbow Sky Association of Thailand. “Há uma verdadeira igualdade no casamento na Tailândia.”

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Centenas de casais gays se casam na Tailândia enquanto lei entra em vigor no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.