Stellantis anuncia novos investimentos após reunião com Trump

A Stellantis, uma das maiores montadoras dos Estados Unidos, disse que planeja fabricar mais veículos nos EUA depois que o chairman da empresa, John Elkann, se encontrou com o presidente Donald Trump na semana passada, de acordo com e-mail enviado aos funcionários nesta quarta-feira (22).

Elkann afirmou a Trump que, “com base em nossa orgulhosa história de mais de 100 anos nos EUA, planejamos continuar esse legado fortalecendo ainda mais nossa pegada de fabricação nos EUA e fornecendo estabilidade para nossa grande força de trabalho americana”, destacou o e-mail obtido pela CNN. A Stellantis é a fabricante das marcas Jeep, Dodge e Chrysler.

Como resultado, a empresa disse estar comprometida em construir uma picape de médio porte em Belvidere, Illinois. A fábrica foi fechada, mas, por meio do novo acordo da empresa com o sindicato United Auto Workers (UAW), foi definida para reabrir.

Cerca de 1.500 trabalhadores do UAW retornarão à fábrica sob esse novo compromisso, de acordo com o e-mail.

A Stellantis afirmou ainda que construirá a próxima geração do Dodge Durango em seu Complexo de Montagem de Detroit, investindo na produção do Jeep Wrangler e do Jeep Gladiator no Complexo de Montagem de Toledo e em sua fábrica em Kokomo, na Indiana.

Contexto: As medidas ocorreram depois que Trump anunciou que planeja impor tarifas de 25% sobre o México e o Canadá, que devem entrar em vigor em 1º de fevereiro. As tarifas geralmente incentivam as empresas americanas a fabricar mais produtos nos Estados Unidos para evitar custos mais altos.

No entanto, o UAW ameaçou uma nova greve porque não estava se movendo rápido o suficiente no investimento de Belvidere. Então, a mudança pode ter sido pré-planejada para apaziguar o sindicato.

Microsoft investirá US$ 3 bi na Índia em expansão de IA e nuvem

Este conteúdo foi originalmente publicado em Stellantis anuncia novos investimentos após reunião com Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.