Presidente do México diz que falará com Lula em meio a ameaças de Trump

A presidente do México Claudia Sheinbaum disse nesta quarta-feira (22) que irá conversar “nos próximos dias” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio a um ambiente de tensão pelas mudanças nas políticas migratórias dos Estados Unidos e ameaças expansionistas de Donald Trump.

“Tenho vários telefonemas nestes dias, falei com o presidente [da Guatemala, Bernardo] Arévalo, teve uma reunião dos chanceleres de diferentes países da América Latina e do Caribe e nestes dias vamos falar com o presidente Lula”, disse Sheinbaum, na entrevista coletiva diária que concede a jornalistas.

A declaração foi dada quando um jornalista perguntou para a presidente mexicana se haverá uma resposta conjunta da América Latina diante da política expansionista de Trump, que afirma que tomará o Canal do Panamá e alterou o nome Golfo do México para “Golfo da América”.

“Há unidade na América Latina, isso é importante”, expressou Sheinbaum, sem dar maiores detalhes sobre o conteúdo da conversa que quer ter com Lula. O dia do contato entre os dois presidentes ainda não está confirmado, mas a CNN apurou que pode ser já nesta quinta (23).

Desde que assumiu, na última segunda (20), Trump decretou zona de emergência na zona sul dos Estados Unidos, enviou milhares de soldados para a fronteira e retomou a política do “Remain in México”, que impede que solicitantes de asilo permaneçam nos EUA enquanto o pedido é analisado.

Sheinbaum pediu tranquilidade à população e disse que muitas das medidas são similares às do primeiro mandato de Trump. Segundo ela, o chanceler mexicano Juan Ramón de la Fuente já falou por telefone com o secretário de Estado de Estados Unidos, Marco Rubio, sobre assuntos de migração e segurança.

A presidente mexicana tem dito que tentará chegar a acordos com Estados Unidos para coordenar o processo de repatriações, respeitando a soberania do México e “sem subordinação”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente do México diz que falará com Lula em meio a ameaças de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.