Como a IA está moldando o futuro do trabalho para os jovens da geração Z

A Geração Z está mudando as normas tradicionais de carreira e, para muitos jovens profissionais, a inteligência artificial (IA) tem se mostrado uma aliada crucial para o sucesso de suas atividades paralelas, os “side hustles”.

A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, tem apostado mais em projetos que vão além dos empregos principais. De alguma forma, buscam explorar as paixões, gerando assim uma renda extra ou quem sabe novos negócios.

Uma pesquisa recente da Samsung, realizada com mais de 5 mil jovens de países como França, Alemanha, Coreia, Reino Unido e Estados Unidos, revela dados interessantes sobre essa tendência crescente.

Segundo o estudo, 73% dos jovens da Geração Z sonham em iniciar um “side hustle”, com uma grande parte já buscando oportunidades fora do trabalho formal. O dado que chama mais a atenção, no entanto, está no papel central da IA nesse processo. Quase 70% dos jovens que têm um “side hustle” disseram que a inteligência artificial é o recurso de que mais precisam para ajudar nas tarefas do dia a dia, superando até mesmo a média global de 62%.

Como a geração Z usa a ferramenta

Entre as tarefas mais comuns, estão a utilização de IA para resumir documentos e notas de reuniões, realizar pesquisas, encontrar inspiração e criar conteúdo escrito ou visual. Além disso, muitos preferem ferramentas de IA integradas aos dispositivos que já utilizam, como smartphones e PCs, para tornar o trabalho mais eficiente e produtivo.

A pesquisa também destaca que 40% dos jovens empreendedores dependem de PCs para administrar seus “side hustles”, e 83% reconhecem a importância de uma conexão fluida entre os dispositivos. Esse dado reforça a relevância de um ecossistema integrado, como o oferecido pelos dispositivos móveis, que conectam smartphones e PCs de maneira intuitiva.

Renato Citrini, gerente sênior de produtos da Samsung, destaca a importância da inteligência artificial como um diferencial para a produtividade. “A IA abre tantas portas que praticamente não tem limite. Ela torna o dia a dia mais eficiente e permite fazer mais coisas em menos tempo”, afirmou.

Pesquisa aponta que 96% dos brasileiros usam celular na cama

*O repórter da CNN Brasil foi ao evento nos Estados Unidos a convite da Samsung.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como a IA está moldando o futuro do trabalho para os jovens da geração Z no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.