Criminosos se passam pelo prefeito de Limeira para tentar aplicar golpes em moradores


Em um dos casos, golpista prometeu um cheque de R$ 25 mil a uma mulher, mas pediu uma taxa de entrega via PIX. Chefe do Executivo denunciou casos à Polícia Civil.
Criminosos se passam por políticos da região para aplicar golpes
Criminosos estão usando um perfil falso do prefeito de Limeira (SP), Murilo Félix (Podemos), para tentar aplicar golpes em moradores.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Segundo próprio chefe do Executivo, há pessoas que foram vítimas da prática.
“Eu encaminhei para a minha equipe jurídica para que fizesse um boletim [de ocorrência] […] Me procuraram dizendo que caíram nesse golpe, encaminharam para nós os comprovantes, as conversas pelo WhatsApp, pelo Facebook e também pelo Instagram. Então nós vamos juntar este conteúdo e atualizar as informações, encaminhar junto à Polícia Civil”, explicou.
Em um dos casos, o golpista, que finge ser o prefeito, pergunta se a vítima mora em Limeira. A vítima diz que mora e que votou nele nas últimas eleições. Ela também escreve que mora em uma casa da CDHU, que acabou de pagar com muito sofrimento e que ainda nem tem o documento.
Golpistas se passam por prefeito de Limeira
Reprodução/ EPTV
O golpista, então, diz que vai ajudar e promete enviar um cheque que “vale muito dinheiro”. Em outro print, o golpista diz que o cheque é de R$ 25 mil. A conversa segue e ele diz que a vítima precisa fornecer os dados pessoais. Garante que é seguro. A vítima envia todos os dados.
O criminoso ainda afirma que um caminhão enviado por Murilo Félix levará uma caixa com o cheque dentro para a casa da vítima. Para isso, pede que ela pague uma taxa de entrega por PIX. Foi aí que a vítima percebeu que era golpe.
“Eu fui, assim, muito enganada e eu passei muito mal. E estou até agora passando mal porque eles ameaçam, né? Ah, mas eu fiquei toda eufórica, menina. E quando eu fui ver era um golpe. Que tristeza”, lamentou.
Quais cuidados adotar?
Normalmente, a página de uma empresa ou figura pública nas redes sociais tem o que se chama de selo verificador. Então, se alguém entrar em contato dizendo que fala em nome de uma empresa ou é alguma autoridade, como um político, especialistas orientam a checar se o perfil dela tem esse selo verificador.
Mesmo se não cair no golpe, é muito importante registrar o boletim de ocorrência apresentando todos os prints. Normalmente os idosos são o principal alvo desses criminosos.
“Sempre orientar os idosos, as crianças, ou seja, todas as pessoas que tendem a ser vulneráveis nessas questões, se caso tiver dúvida, para pedir ajuda para algum familiar, alguma pessoa que entende um pouco mais, para poder auxiliar naquele processo. [Ajudar] a procurar um canal real para ver se realmente aquilo que está sendo solicitado é real e para não ser vítima de golpe”, alerta Fábio Batistel, professor da área de tecnologia do Senac.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.