Acabar com imposto e Imigração ilegal: Veja as promessas de Trump para seu novo mandato

Em um discurso de cerca de 30 minutos, Donald Trump fez nesta segunda-feira (20/01) seu primeiro discurso como novo presidente dos Estados Unidos. Ele reafirmou a intenção de retomar o Canal do Panamá e de combater a migração ilegal no país, em especial a partir da fronteira com o México. O Golfo do México, reiterou Trump, passará a se chamar Golfo da América.

Na disputa contra Kamala Harris, do Partido Democrata, o republicano conquistou a vitória com uma vantagem de apenas 1 ponto percentual (49,8% contra 48,3% de Harris), mas se consagrou em 312 estados do Colégio Eleitoral, inclusive nos considerados chave, como Carolina do Norte, Pensilvânia, Arizona, Michigan, Wisconsin e Nevada, enquanto a democrata, em 226. Até o fim das eleições, as projeções mostravam uma disputa acirrada, com os candidatos oscilando na ponta.

Confira algumas medidas

Cortes de impostos: o presidente eleito deseja retomar o seu programa de redução de juros, implementado em 2017, o “Tax Cuts and Jobs Acts”. Segundo ele, esses cortes teriam como intuito aliviar o bolso da classe média, o que simplificaria o sistema tributário e impulsionaria a economia. Ele também almeja reduzir o imposto corporativo de 21% para 15% para empresas que têm sua produção no território americano. Já Gorjetas e benefícios da Previdência Social sequer teriam cobranças tributárias.

Taxas de Importação: Trump defende aumentar o imposto sobre importação, que podem variar entre 10% a 20% sobre o valor do produto. Esse número pode subir para 60%, caso seja de procedência chinesa. No final de 2024, ele ainda ameaçou taxar em 100% os países do Brics, caso países desdolarizassem o comércio entre eles. O grupo é formado por membros permanentes, Brasil, Índia, China, África do Sul, e os membros plenos Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Para dar conta de toda essa arrecadação, o republicano ainda quer criar um serviço de receita externa. As medidas poderiam dar mais espaço a produtos de origem americana, mas diminuir o poder de compra dos cidadãos.

Limite de juros para cartão de crédito: no mês de setembro, o então candidato afirmou que limitaria a taxa de juros de cartão de crédito a 10%. Segundo ele, seria uma forma de ajudar a classe trabalhadora.

Produção de energia: Donald Trump defende expandir a produção de energia no país e ter novas perfurações no Ártico para extrair petróleo para diminuir os custos de produção.

Diminuição dos gastos públicos: com Elon Musk no comando da comissão de eficiência governamental, o republicano prometeu eliminar fraudes em até seis meses. Complementarmente, ele deseja aumentar o limite do SALT, espécie de imposto estadual e local, algo que é controverso até para os republicanos, pois o benefício seria especialmente para os mais ricos.

View this post on Instagram

A post shared by Forbes Brasil (@forbesbr)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.