Líderes internacionais parabenizam Trump após posse; veja

O republicano Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). Ao longo do dia, uma série de líderes mundiais parabenizaram o novo presidente.

Assim como fez em 2017, Trump assume o cargo como uma força disruptiva, prometendo refazer o governo federal e expressando profundo ceticismo sobre as alianças lideradas pelos EUA que moldaram a política global pós-Segunda Guerra Mundial.

Israel

O primeiro-ministro de IsraelBenjamin Netanyahu saudou a “grande aliança” entre Israel e os EUA em um vídeo postado no X. Ele também disse que, sob a liderança de Trump, “os melhores dias de nossas vidas ainda estão por vir”.

“Seu primeiro mandato como presidente foi repleto de momentos inovadores”, afirmou Netanyahu, listando algumas das medidas de Trump durante sua primeira presidência.

“Estou confiante de que completaremos a derrota do eixo terrorista do Irã e inauguraremos uma nova era de paz e prosperidade para nossa região”, acrescentou Netanyahu, que terminou agradecendo a Trump por sua assistência nas negociações do cessar-fogo e do acordo de reféns entre Israel e o Hamas.

Rússia

O presidente da Rússia Vladimir Putin parabenizou o presidente americano horas antes da posse de Trump em Washington e disse que estava aberto ao diálogo com a nova administração dos EUA sobre a Ucrânia e armas nucleares.

Putin, que afirmou que queria garantir uma paz duradoura na Ucrânia em vez de um cessar-fogo curto, fez os comentários durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia que foi exibida na TV estatal.

“Vemos as declarações do recém-eleito presidente dos Estados Unidos e membros de sua equipe sobre o desejo de restaurar contatos diretos com a Rússia”, declarou Putin.

“Também ouvimos sua declaração sobre a necessidade de fazer todo o possível para evitar a Terceira Guerra Mundial. É claro que acolhemos essa atitude e parabenizamos o presidente eleito dos Estados Unidos da América por assumir o cargo”, acrescentou.

Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também publicou um vídeo no X, no qual descreveu a posse de Trump como um dia de mudança e esperança para “a resolução de muitos problemas, incluindo desafios globais”. Ele também elogiou a “política de paz pela força” de Trump, dizendo que ela oferece uma oportunidade para alcançar “uma paz justa e de longo prazo”.

“Este século está sendo moldado agora, e todos nós devemos trabalhar juntos para garantir que seja um século grande e bem-sucedido para as democracias, não para aqueles que querem que fracassemos. Somos mais fortes juntos e podemos fornecer maior segurança, estabilidade e crescimento econômico para o mundo e nossas duas nações”, declarou Zelensky, que tenta conquistar Trump e convencê-lo a continuar a assistência militar dos EUA para a Ucrânia contra a Rússia.

Autoridade Palestina

O presidente da Autoridade Palestina (AP)Mahmoud Abbas, parabenizou Trump por meio de um comunicado divulgado por seu escritório, no qual afirma que a AP está “pronta para trabalhar” com Trump e “atingir a paz, guiados por uma solução de dois Estados”.

Durante seu primeiro mandato, a administração de Trump propôs uma versão da solução de dois Estados que atendia principalmente aos desejos israelenses. Ela teria preservado muitos assentamentos judeus na Cisjordânia ocupada, dado a soberania de Israel sobre o Vale do Jordão e garantido aos palestinos terras desérticas perto da fronteira egípcia.

Naquela época, Abbas chamou o plano de “o tapa do século”.

Reino Unido

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer se referiu ao “relacionamento especial” de seu país com os Estados Unidos em uma mensagem de vídeo. Além de parabenizar Trump, Starmer também afirmou que as relações entre os dois países “continuarão a florescer nos anos que estão por vir”.

Ainda no Reino Unido, o Rei Charles também parabenizou Trump de forma privada, de acordo com uma fonte da realeza.

Itália

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, deu os parabéns a Trump, após comparecer à sua posse nesta segunda.

“Estou certa de que a amizade entre nossas nações e os valores que nos unem continuarão a fortalecer a colaboração entre a Itália e os EUA, enfrentando os desafios globais juntos e construindo um futuro de prosperidade e segurança para nossos povos”, escreveu Meloni em uma publicação no X.

A líder disse que seu país “sempre estará comprometido em consolidar o diálogo” entre a Europa e os EUA.

Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, escreveu em publicação no X: “Parabéns, Presidente Trump. O Canadá e os EUA têm a parceria econômica mais bem-sucedida do mundo. Temos a chance de trabalhar juntos novamente – para criar mais empregos e prosperidade para ambas as nações.”

A postagem vem em meio a uma tensão entre os dois líderes. Atualmente, o Canadá prepara uma lista rigorosa de tarifas sobre os produtos americanos se o presidente eleito Donald Trump levar adiante os planos de adicionar um imposto de importação de 25% sobre produtos canadenses, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Os planos mostram como o aumento das tarifas pode dar início a uma guerra comercial que, em última instância, elevará os preços de vários bens de consumo em todo o mundo. Além disso, Trump também tem feito menções a um desejo de anexar o Canadá aos Estados Unidos.

Índia

Primeiro-ministro da ÍndiaNarendra Modi publicou em seu X: “Parabéns, meu caro amigo, pela sua histórica posse como o 47º Presidente dos Estados Unidos! Estou ansioso para trabalharmos juntos novamente, para beneficiar nossos dois países e moldar um futuro melhor para o mundo. Os melhores votos para um mandato de sucesso pela frente!”

Austrália

Outro líder que parabenizou Trump por meio das redes sociais foi Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália. Ele escreveu: “Parabéns pela sua posse como 47º Presidente dos Estados Unidos. Os Estados Unidos são grandes amigos da Austrália. Nossa Aliança nunca foi tão forte. Estou ansioso para trabalhar com você nas oportunidades e desafios que temos pela frente.”

Comissão Europeia

A líder da Comissão EuropeiaUrsula von der Leyen, parabenizou Trump por meio de uma publicação, na qual afirmou que “a União Europeia espera trabalhar em estreita colaboração” com o republicano para “enfrentar os desafios globais”.

“Juntas, nossas sociedades podem alcançar maior prosperidade e fortalecer sua segurança comum. Esta é a força duradoura da parceria transatlântica”, finalizou von der Leyen.

Posse de Trump: para quem o presidente dos EUA presta juramento?

Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes internacionais parabenizam Trump após posse; veja no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.