Quem é o enviado da China para a posse de Donald Trump nos EUA

O líder chinês Xi Jinping pode não ter aceitado pessoalmente o convite do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para sua posse, mas Pequim tomou a rara medida de enviar um alto funcionário para participar da cerimônia de posse em Washington.

O vice-presidente chinês, Han Zheng, deve comparecer à posse desta segunda-feira (20) após se encontrar com o novo vice-presidente dos EUA, JD Vance, no domingo (19), em uma viagem que os observadores dizem ser um gesto de boa vontade significativo — mas potencialmente arriscado — enquanto Pequim busca evitar grandes atritos com Trump e seu novo gabinete de falcões da China.

Embora Han seja o mais alto funcionário chinês a comparecer a uma posse nos EUA, sua posição de vice-presidente é amplamente simbólica dentro do sistema político da China.

A verdadeira autoridade está com o poderoso Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista, do qual Han se aposentou em 2022.

Mas enviar um alto funcionário — e um que já representou Xi em eventos internacionais, incluindo a coroação do rei Charles III do Reino Unido — sinaliza o interesse de Pequim em uma redefinição das relações tensas entre os EUA e a China, dizem os observadores.

A chegada de Han aos EUA ocorre após um telefonema entre Xi e Trump na sexta-feira (17), onde o líder chinês parabenizou Trump por sua reeleição e pediu um novo começo nas relações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é o enviado da China para a posse de Donald Trump nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.