Veja vídeo: Erika Hilton rebate Nikolas Ferreira e expõe fake news sobre o PIX

Neste sábado (18/01), a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou um vídeo com quase um minuto a mais de duração, mas muito semelhante ao de Nikolas Ferreira (PL-MG), sobre uma medida de fiscalização do Pix anunciada pelo governo e que esquentou o debate em torno de uma suposta taxação da ferramenta.

Na publicação, Hilton utiliza dos mesmos recursos que Nikolas. O aspecto visual e sonoro é o mesmo, a deputada federal está sentada em um banco, em um fundo escuro. Ao longo da gravação, músicas de tensão, imagens e notícias aparecem para contextualizar o que é falado.

O que diferencia os dois vídeos, além do fato de que a deputada escolheu uma roupa inteira branca, enquanto o deputado está inteiro de preto, é que Hilton defende a medida do governo e Nikolas acusa o mesmo governo de prejudicar a população mais pobre com a decisão.

“Estão mentindo para você”, começa a deputada na publicação.

“O governo Lula nunca defendeu a taxação do Pix, muito pelo contrário, quem sempre defendeu foi o ex-ministro da economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, ele sempre falou sobre taxar o Pix”, afirma Erika Hilton.

Saldo negativo

Depois que Nikolas Ferreira publicou o vídeo, que alcançou recordes de visualização, ultrapassando, por exemplo, o post de Fernanda Torres ganhando o Globo de Ouro ou o de Donald Trump vencendo as eleições, o governo federal decidiu voltar atrás e revogar a medida.

De acordo com uma apuração do analista da CNN Caio Junqueira, a decisão do Planalto se embasou no vídeo do deputado de oposição. A leitura do governo foi de que nenhuma comunicação conseguiria superar a amplitude do vídeo, que já ultrapassou 300 milhões de visualizações.

View this post on Instagram

A post shared by Erika Hilton (@hilton_erika)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.