Chuvas em SC: Marquito convoca reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente da Alesc

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), convocou reunião extraordinária para segunda-feira (20/01), às 11h, no modo virtual, devido à calamidade em diversos municípios catarinenses, nos últimos dias, com fortes chuvas e deslizamentos de terras.

 Em nota oficial, o deputado declarou que tem alertado sobre a crise climática ” e que eventos extremos podem ocorrer com muito mais frequência. Cabe às autoridades a responsabilidade republicana de aprofundar debates e apresentar à população soluções adequadas para este novo momento do planeta. São urgentes medidas como o fortalecimento das Defesas Civis e apresentação de Planos de Contingência Municipais e Adaptação Climática.”

Também na nota, Marquito destaca que a “a imprevisibilidade dos últimos acontecimentos climáticos demonstra a necessidade urgente de políticas e legislações sobre a temática da emergência climática. Os instrumentos e métodos de análise e percepção de risco devem ser aprimorados constantemente, pois convivemos em um estado permanente de risco”.

Aqui, a nota oficial na íntegra:

NOTA OFICIAL

Convocação Extraordinária da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc

A situação emergencial em diversas cidades do nosso estado, em função das chuvas fortes e consequentes deslizamentos, requer a união de esforços de todos os poderes para respostas efetivas à população, que, mais uma vez, sofre as consequências de prejuízos materiais, ambientais e humanos.

A imprevisibilidade dos últimos acontecimentos climáticos demonstra a necessidade urgente de políticas e legislações sobre a temática da EMERGÊNCIA CLIMÁTICA. Os instrumentos e métodos de análise e percepção de risco devem ser aprimorados constantemente, pois convivemos em um ESTADO PERMANENTE DE RISCO.  

Os últimos acontecimentos climáticos ocorridos no Estado revelam um cenário

preocupante. Santa Catarina foi um dos Estados mais afetados pelos índices

pluviométricos acima da média histórica, diversas cidades foram atingidas pelas chuvas, o que ocasionou a decretação de situação de emergência e calamidade pública em 13 municípios.

Desde o início das enxurradas, nosso mandato na Assembleia Legislativa acompanha com atenção e busca reforçar as informações para que a população esteja em alerta e preserve vidas. 

Temos alertado também que a crise climática está aí e que eventos extremos podem ocorrer com muito mais frequência. Cabe às autoridades a responsabilidade republicana de aprofundar debates e apresentar à população soluções adequadas para este novo momento do planeta. São urgentes medidas como o fortalecimento das Defesas Civis e apresentação de Planos de Contingência Municipais e Adaptação Climática.

Para pensarmos coletivamente e apontarmos soluções emergenciais, especialmente na prevenção e preparação da população para enfrentar esses fenômenos, na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Alesc, convoco reunião extraordinária para a próxima segunda-feira (20/01), às 11h, no formato virtual.

Uma situação de crise como a que, infelizmente, a população catarinense enfrenta, exige respostas e medidas urgentes.

O post Chuvas em SC: Marquito convoca reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente da Alesc apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.