VEJA VÍDEO: Filha de vendedora de lanches passa em medicina e emociona mãe

Uma história de dedicação, perseverança e emoção ganhou destaque nas redes sociais nesta sexta-feira (17). Ana Beatriz Bezerra, de 23 anos, finalmente alcançou seu grande objetivo: passou em 8º lugar para o curso de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No entanto, o que tocou ainda mais as pessoas foi o momento em que ela compartilhou a notícia com a mãe, em uma cena repleta de emoção.

A mãe de Ana, que trabalha vendendo lanches nas ruas do Rio de Janeiro, não consegue acreditar na conquista da filha. No vídeo que viralizou, ela, ainda empurrando seu carrinho de vendas e retornando de um dia de trabalho, recebe o abraço da filha e a parabeniza emocionada.

“Minha mãe e minha irmã foram as principais motivadoras de todos esses anos”, revelou Ana, nas redes sociais. Ela contou que, apesar das dificuldades, sempre encontrou força nas pessoas que mais amava. “Eu estava aumentando [meus resultados], eu estava evoluindo e falei: ‘gente, eu não vou desistir agora’. Em 2023, fiquei a quatro pontos de passar na UERJ. Em 2024, fiquei a 1,5 ponto e eu falei que não ia desistir, mas estava muito esgotada. Ano passado, só consegui voltar a estudar em maio, porque minha saúde mental estava indo pelo ralo.”

A jovem começou sua jornada na busca pela vaga em medicina em 2019, após concluir o ensino médio. Desde então, Ana vinha se dedicando a cursinhos e participando do vestibular todos os anos. Nos dois anos anteriores, a aprovação esteve muito próxima, mas sempre havia uma distância pequena que a impedia de entrar na universidade. Em 2023, ela ficou a apenas quatro pontos da classificação e, em 2024, o resultado foi ainda mais perto: um ponto e meio.

Apesar das dificuldades, Ana nunca pensou em desistir. Ela teve momentos de cansaço, mas a motivação da mãe e da irmã, além de sua própria evolução nos estudos, foram fundamentais para ela continuar. “Eu sabia que tinha melhorado, mas as dificuldades não eram fáceis”, confessou.

A confirmação da aprovação, no entanto, só veio após a divulgação oficial da lista de convocação, que fez com que a ficha de Ana finalmente caísse. “Eu estou muito feliz. A UERJ liberou as notas finais de dezembro, então já tinha uma noção de que eu ia passar, mas nunca temos certeza. Minha mãe também tinha uma sensação parecida, mas só começou a chorar quando viu a reação da minha prima e da minha madrinha. Agora, eu ainda estou em choque. A sensação de passar em oitavo lugar, depois de dois anos seguidos tão perto, é indescritível”, compartilhou ela, demonstrando toda a emoção do momento.

Ana, que já esperava o resultado desde o mês de dezembro, diz que a verdadeira realização vai vir quando se dirigir à universidade para a pré-matrícula. “Acho que só vou acreditar de fato quando for fazer a pré-matrícula, porque a gente nunca sabe até que tudo esteja oficialmente certo”, conclui.

VEJA VÍDEO

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ana Beatriz | studygram (@anabiaadaily_)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.