Florianópolis decreta situação de emergência por conta das chuvas intensas

O Prefeito Topázio Neto declarou, na noite desta quinta-feira (16), situação de emergência por conta das fortes chuvas em Florianópolis. Nas últimas 24 horas, os acumulados ultrapassam os 200 mm. Foram registrados deslizamentos e alagamentos nas vias públicas e áreas particulares, danos à infraestrutura pública e privada, assim como danos humanos consideráveis.

Segundo a Defesa Civil Municipal, houve 70 ocorrências, 10 deslizamentos e colapsos de muro, 4 desabamentos de residência e 6 interdições. A recomendação é para evitar deslocamentos desnecessários e entrar em contato com a Defesa Civil, pelo 199 e outros contatos de emergência.

“Nossa preocupação maior é com as pessoas de nossa cidade, por isso, pedimos que todos evitem sair de casa, se mantenham em locais seguros. Estamos em trabalho conjunto com as forças de segurança estaduais, monitorando todos os pontos críticos da cidade, e vamos mantendo todos informados”, explicou o Prefeito Topázio. A Defesa Civil Municipal segue monitorando as situações e informa que a chuva ganhou força e segue moderada nas próximas horas. Os modelos indicam que pode persistir no decorrer da noite e madrugada. Com os acumulados elevados já observados ao longo do dia e somado a previsão, o alerta é máximo para deslizamentos.

O decreto de emergência autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres. Autoriza também a convocação de voluntários, e demais medidas administrativas para reforçar as ações de resposta (Assistência, socorro e reabilitação dos cenários) aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

A situação deve vigorar por um prazo de 180 dias.

Na sexta-feira, 17, não haverá atendimento ao público nos órgãos públicos. Os serviços essenciais seguem em funcionamento.

TRANSPORTE PÚBLICO:

Linhas sendo atendidas, porem parcialmente
764 – Monte Serrat
161 – Morro da Penitenciária
768 – Morro do Horácio
191 – TITRI / TICEN via Transcaeira
762 – Angelo Laporta
763 – Caira Saco dos Limões
765 – Morro da Queimada
766 – Morro do 25
769 – Morro Nova Trento
846 – Cacupé
170 – Caminho da Cruz via João Paulo
366 – Barra do Sambaqui via Padre Rohr
365 – Sambaqui
173 – Morro do Quilombo
155 – Sol Nascente

Linhas totalmente suspensas:
720 – Monte Serrat – Serrinha
722 – Morro do 25 – Morro da Cruz
721 – Morro do Horácio – Saco dos Limões

SC-401 teve as pistas tomadas pelas águas

Atendimento do Educar no Verão será suspenso nesta sexta-feira (17)

Devido ao mau tempo na região, o atendimento das crianças do Educar no Verão, da Prefeitura de Florianópolis, será suspenso nesta sexta-feira. As atividades retornam na segunda-feira, dia 20. A interrupção é necessária para reorganização das unidades educativas que sofreram pequenas avarias durante as fortes chuvas, bem como pensando na dificuldade de locomoção dos profissionais e das famílias até as sedes do programa. O Educar no Verão recebe os filhos de quem trabalha na alta temporada. O programa, em sete núcleos de educação infantil, irá se estender até 30 de janeiro.

PLACAS ENCONTRADAS NOS ALAGAMENTOS

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) informa que mais de 15 placas de veículos foram encontradas pelas guarnições, na região da Grande Florianópolis, durante os alagamentos.

Se algum condutor conseguir identificar a sua placa, assim que puder deslocar, procure o Posto 19 da PMRv, localizado ao Sul da Ilha. Rodovia SC-405, KM 6,9 – Campeche, Florianópolis/SC – CEP 88.063-600.

O post Florianópolis decreta situação de emergência por conta das chuvas intensas apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.