Enem 2024: filho de pedreiro, jovem do Amapá tem nota máxima em matemática

Rickelmy Sousa Mendes, 18, natural de Macapá (AP), foi um dos estudantes que alcançou nota máxima na prova de matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024.

Ele gabaritou as 45 questões da disciplina presentes na prova. Além disso, o jovem garantiu 940 pontos na redação — em que apenas 12 candidatos chegaram a 1000.

O estudante completou o ensino médio em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, no Polo Educacional Sesc. Segundo ele, o maior segredo da pontuação foi o foco.

“Estudei em escola pública a vida toda e sempre acreditei que era capaz de voar mais alto. A sua realidade pode mudar se você aproveitar as oportunidades”, disse, em depoimento enviado à CNN

Na escola, o aluno usava as aulas de laboratório, onde participou do projeto “Caminhos da Ciência”, e frequentava aulas de teatro, arte, música e esportes. 

“Sempre gostei de saberes que envolvem a linguagem lógica. Isso vem de quando ainda era pequeno, quando tive contato com o estudo da música. Daí para a matemática foi um pulo porque todas essas disciplinas são da mesma área do pensamento”, contou. 

Agora, Rickelmy pretende entrar para o curso de engenharia de produção na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), uma das mais conceituadas do país. O pai pedreiro e a mãe dona de casa não cansam de comemorar a conquista do filho. 

Como usar a nota do Enem?

Os estudantes que desejam estudar em uma universidade pública podem fazer a inscrição no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) de 17 a 21 de janeiro, conforme o calendário do programa.

Os candidatos também podem usar o resultado do Enem para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além disso, estudantes brasileiros que planejam uma experiência acadêmica no exterior podem ingressar em pelo menos 35 universidades de Portugal utilizando a nota do Enem. 

5 formas de usar a nota do Enem: estudar em Portugal, ProUni e mais

Este conteúdo foi originalmente publicado em Enem 2024: filho de pedreiro, jovem do Amapá tem nota máxima em matemática no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.