David Lynch: relembre cinco obras dirigidas pela cineasta

A família do cineasta David Lynch informou, nesta quinta-feira (16), a morte do diretor de produções como “Twin Peaks” e “Cidade dos Sonhos”. O comunicado, no entanto, não deu maiores informações sobre a causa do óbito do diretor norte-americano, que faleceu aos 78 anos.

“É com profundo pesar que nós, sua família, anunciamos o falecimento do homem e do artista, David Lynch“, diz o texto. “Há um grande buraco no mundo agora que ele não está mais entre nós. Mas, como ele diria, ‘Fique de olho na rosquinha e não no buraco’.”

Em sua carreira, Lynch recebeu indicações ao Oscar de melhor diretor por “Veludo Azul”, “O Homem Elefante” e “Cidade dos Sonhos” e foi homenageado pela Academia com um Oscar honorário em 2019. O artista também venceu um Globo de Ouro de Melhor Série Dramática por “Twin Peaks” e foi duas vezes premiado no Festival de Cannes: “Coração Selvagem” levou a Palma de Ouro em 1990 e “Cidade dos Sonhos” venceu na categoria de Melhor Direção.

Relembre abaixo cinco obras dirigidas por David Lynch

“Coração Selvagem” – 1990

Estrelado por Nicolas Cage e Laura Dern, “Coração Selvagem” conta a história de um casal Sailor (Nicolas Cage) e Lula (Laura Dern) que embarca numa viagem pela sul dos Estados Unidos fugindo da perseguição da mãe de Lula, que não aceita o casal e deseja o companheiro da filha. O elenco do drama conta ainda com nomes como Willem Dafoe, Isabella Rossellini e Diane Ladd.

Disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV+, Google Play e Claro Video.

“Veludo Azul” – 1986

Kyle MacLachlan, Isabella Rossellini, Dennis Hopper e Laura Dern se unem para viver uma história inspirada na música “Blue Velvet”, de Bobby Vinton. Na trama, Jeffrey Beaumont (Kyle MacLachlan) encontra uma orelha em um terreno baldio e começa uma investigação que o leva a conhecer um casal misterioso formado por uma cantora de boate e um traficante de drogas.

Disponível no Looke.

“O Homem Elefante” – 1980

A trama protagonizada por John Hurt conta história real de Joseph Merrick, homem britânico que teve seu corpo deformado por uma neurofibromatose múltipla no século XIX. Nomes como Anthony Hopkins, Anne Bancroft, John Gielgud e Wendy Hiller completam o elenco.

Disponível para aluguel no Prime Video e Apple TV+

“Cidade dos Sonhos” – 2001

Inicialmente pensado para ser uma série, o filme estrelado por Naomi Watts e Laura Harring conta a história de uma sobrevivente de um acidente de trânsito que perde a memória e tenta recuperar sua identidade com a ajuda de uma atriz recém-chegada a Hollywood. O elenco conta ainda com Robert Forster, Justin Theroux, Lee Grant, Ann Miller e Billy Ray Cyrus.

Disponível para aluguel no Apple TV+.

“Twin Peaks” – 1990

Indicada nove vezes ao Emmy Awards, “Twin Peaks” conta a história da investigação da morte de uma estudante colegial na cidade fictícia que dá nome à série, liderada pelo agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan). De início, foram duas temporadas (1990 e 1991) e um filme prólogo lançado em 1992 sobre o universo da série. Em 2017, no entanto, Lynch lançou a continuação da série com “Twin Peaks: Return”, que tinha 18 episódios adicionais e trazia atores e atrizes xodó no cineasta, como Laura Dern e Naomi Watts.

*Com informações da Reuters e da CNN Internacional

Saiba quais foram os filmes mais pesquisados em 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em David Lynch: relembre cinco obras dirigidas pela cineasta no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.