Na Lavagem do Bonfim, governador Jerônimo Rodrigues pede paz e empregos para a população baiana


Outras autoridades, políticos e apoiadores também marcaram presença ao lado dos fiéis no evento religioso. Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, na Lavagem do Bonfim 2025.
TV Bahia
Presente entre os fiéis na tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16), o pedido feito pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi por empregos para a população baiana. No ponto que marca o início do cortejo, no bairro do Comércio, em Salvador, ele afirmou que o dia é de agradecimento, mas que enquanto gestor pede para continuar “governando e trabalhando com força”.
“Oportunidade de pedir a Deus que a gente possa continuar, no caso da gente, governando, trabalhando com a força que a gente tem que fazer, e pedir que o Senhor do Bonfim acompanhe a gente no próximo ano”, afirmou.
A tradicional festa em homenagem a Senhor do Bonfim reúne uma multidão. A celebração começou nas primeiras horas do dia, com uma alvorada de fogos, e segue até o início da noite, e inclui uma procissão que percorre 6,8 km do bairro do Comércio até a Colina Sagrada, no Bonfim. Festas profanas também acontecem ao longo do roteiro de fé e em outros pontos da cidade.
Além do governador, outras autoridades, políticos e apoiadores marcaram presença ao lado dos fiéis no evento religioso. O senador Jaques Wagner (PT) foi um dos primeiros a chegar. Em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ponto inicial do cortejo, ele conversou com a imprensa e revelou os pedidos neste ano.
“Eu espero que o Senhor do Bonfim abra um tempo de mais de paz, que eu acho que é o que o Brasil e o mundo estão precisando, de defesa da democracia, da nossa liberdade. Eu espero que o Bonfim realmente traga esse manto branco da paz aqui sobre todos nós”, disse.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), falou da importância da festa para a cidade, o estado e o país. Ao lado da vice, Ana Paula Matos (PDT), ele exaltou a felicidade de ver a celebração lotada mais uma vez, mesmo diante do tempo fechado e da chuva que marcaram o momento inicial do evento.
“Essa é a maior festa cívica, religiosa, da nossa cidade. Uma das maiores, se não for a maior, do Brasil. No momento em que todos estamos aqui para agradecer pelas bênçãos de 2024, para pedir as proteções para 2025, pedir que a gente possa ter uma cidade melhor”, afirmou Bruno.
Prefeito Bruno Reis participa da Lavagem do Bonfim 2025.
Malu Vieira/g1
📷 DEVOÇÃO: veja imagens da Lavagem do Bonfim
⛪ SERVIÇO: tudo que você precisa saber sobre a Lavagem do Bonfim
🌧️ TEMPO: confira a previsão para o dia da Lavagem
Quem também celebrou toda a movimentação em torno da festa foi o secretário de Cultura do estado, Bruno Monteiro. Assim como o governador, ele exaltou o poder que a celebração tem.
“A Bahia potencializa, com certeza, esse momento que nós vivemos, de ser o destino turístico mais procurado do Brasil e que, com certeza, também faz as pessoas se apaixonarem pela força da nossa cultura e das nossas tradições”, disse.
Lavagem do Bonfim
Lavagem do Bonfim
Árisson Carvalho/ g1 BA
O tema da festa neste ano celebra os 280 anos da chegada da imagem original do Senhor do Bonfim à Bahia: “Amado Jesus, Senhor do Bonfim, nossa esperança, há 280 anos entre nós”.
A celebração começou no dia de Reis, em 6 de janeiro, e seguiu com o novenário até a Lavagem, que antecede o dia do Senhor do Bonfim, sempre celebrado no segundo domingo após o Dia de Reis.
De origem afro-brasileira, a festa, que costuma atrair mais de um milhão de pessoas todos os anos, é considerada Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2013.
imagem do Senhor do Bonfim
Joilson Cesar/Ag. Picnews
LEIA TAMBÉM
Temporais deixam moradores ilhados e alagam ruas de cidades em diferentes regiões da BA
O que se sabe sobre caso de menino desaparecido há mais de três anos que teve ossada encontrada no interior da Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (11), que pretende organizar uma caravana, entre os meses de janeiro e fevereiro, para percorrer 190 municípios em situação de emergência por causa da estiagem na Bahia. Durante sua passagem pela tradicional Lavagem do Bonfim, o líder do Executivo estadual disse que “ações emergenciais estruturantes” serão levadas às cidades.
“Terei uma missão já em janeiro e fevereiro de descer para os municípios, com caravanas, estudando quais são as ações que faremos. Serão ações emergenciais e ações estruturantes, de abertura de aguadas e produção de alimentos”, comentou.
O governador foi um dos líderes políticos a participar do evento que reuniu uma multidão de fiéis nas ruas da Cidade Baixa, em Salvador.
A Lavagem do Bonfim é considerada uma espécie de termômetro político para figuras públicas que aproveitam a data para medir a aceitação do povo nas ruas. Em 2024, ano de eleições municipais, o clima é ainda mais acirrado.
📷 Confira imagens da celebração na capital baiana
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos da Lavagem do Bonfim 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.