Posse presidencial nos EUA era em março, mas Congresso mudou data; entenda

Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos no dia 20 de janeiro, em uma cerimônia em Washington, D.C. Mas nem sempre foi assim.

Por mais de um século, essas cerimônias foram realizadas no dia 4 de março. A data tinha sido estabelecida por uma resolução aprovada em setembro de 1788 pelo último Congresso sob os Artigos da Confederação – considerada a primeira Constituição dos EUA, anterior à atual.

A norma dizia que os eleitores votariam para presidente na primeira quarta-feira de fevereiro de 1789, enquanto o novo Congresso (e o governo) iniciaria os trabalhos na primeira quarta-feira de março do mesmo ano – que veio a ser o dia 4, segundo o Arquivo Nacional dos EUA.

Isso durou até 1933, quando, em 23 de janeiro, a 20⁠ª emenda da Constituição dos Estados Unidos foi ratificada, mudando a data da cerimônia para o dia 20 de janeiro.

Como a nova data estabelecida já havia passado naquele ano, Franklin D. Roosevelt tomou posse em 4 de março, sendo o último a assumir o cargo nesta data.

Ele também foi o primeiro a tomar posse em 20 de janeiro, quando se reelegeu. Isso aconteceu em 1937.


Foto de trás da tribuna de posse enquanto o presidente Franklin Roosevelt fazia o juramento de posse, administrado pelo presidente da Suprema Cortedos EUA, Charles Evans Hughes
Foto de trás da tribuna de posse enquanto o presidente Franklin Roosevelt fazia o juramento de posse, administrado pelo presidente da Suprema Cortedos EUA, Charles Evans Hughes • Bettman 03/04/1933

Primeira cerimônia não aconteceu em 4 de março

Uma curiosidade é que a primeira cerimônia de posse presidencial dos EUA — de George Washington — ocorreu apenas no dia 30 de abril de 1789.

Isso porque os primeiros meses daquele ano tiveram muita neve e temperaturas amenas, dificultando a locomoção. Além disso, não havia carros ou aviões naquela época.


Pintura retrata a posse de George Washington como o primeiro presidente dos EUA, no Federal Hall, em Nova York, em 30 de abril de 1789..
Pintura retrata a posse de George Washington como o primeiro presidente dos EUA, no Federal Hall, em Nova York, em 30 de abril de 1789.. • Archive Photos/Getty Images

Assim, houve atraso nas viagens para Nova York, sede temporária do governo, e o quórum necessário no Congresso para realizar a certificação do presidente só foi obtido em 6 de abril, de acordo com o Arquivo Nacional dos EUA.

Também houve exceções em 1821, 1849, 1877 e 1917, anos em que o dia 4 de março caiu em um domingo. A cerimônia de posse foi realizada no dia seguinte, 5 de março.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Posse presidencial nos EUA era em março, mas Congresso mudou data; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.