Falha de segurança no WhatsApp permite rever conteúdo de visualização única; veja como

Sabe aquela foto, vídeo ou áudio enviado pelo WhatsApp para ser visualizado apenas uma vez? Pois é, eles podem ser revistos. Usuários do aplicativo descobriram uma falha de segurança que permite acessar conteúdos que deveriam ser restritos a uma única visualização.

E o mais surpreendente: para rever a mídia, não é necessário instalar nenhum aplicativo de monitoramento secreto. O próprio WhatsApp libera o acesso. Basta ir em Configurações, Armazenamento e dados e depois em Gerenciar armazenamento. Após seguir esse caminho, o usuário seleciona o contato desejado e encontra todas as mídias recebidas, inclusive as de visualização única.

Apesar do erro, não é possível salvar ou encaminhar o conteúdo — apenas visualizá-lo quantas vezes quiser. Até o momento, a falha foi identificada apenas em iPhones. A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, foi procurada pela reportagem para comentar o problema e informar se há previsão de correção, mas, até a publicação desta matéria, não havia se manifestado.

Privacidade

O recurso de visualização única foi lançado pelo WhatsApp em outubro de 2023, com a promessa de que “fotos, mensagens de voz e vídeos desapareceriam da conversa após serem abertos uma única vez pelo destinatário”. Como parte da proteção, não é possível capturar a tela nem encaminhar o conteúdo.

Na época do lançamento, a empresa alertou que fotos, vídeos ou mensagens de voz de visualização única deveriam ser compartilhados apenas com pessoas de confiança. “Lembre-se de que há outras formas de salvar seus arquivos multimídia e mensagens de voz de visualização única. Por exemplo, os destinatários podem fotografar ou gravar seus arquivos multimídia de visualização única com uma câmera ou outro dispositivo antes que desapareçam”, destacou a Meta.

Para enviar uma mensagem de visualização única, basta selecionar essa opção ao enviar uma foto, vídeo ou mensagem de voz que se destine a esse propósito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.