Leandro Alves Lacerda morreu nessa sexta-feira (9) no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, onde estava internado. Causa da morte não foi divulgada. Leandro Lacerda foi coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), em Roraima.
Reprodução/Instagram
Morreu nessa sexta-feira (9) o ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Leandro Lacerda, aos 48 anos. Ele estava internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista. A causa da morte não foi divulgada.
A morte foi confirmada pela Urihi Associação Yanomami. Leandro trabalhava com o povo Yanomami há 27 anos.
“Sua trajetória ao lado do povo Yanomami foi incansável, tornando-o um verdadeiro aliado e amigo frente as batalhas nos últimos anos. Prestamos solidariedade à família, e desejamos força para enfrentar essa grande perda, que deixará um vazio em todos nós”, disse a Urihi em nota de pesar.
Nas redes sociais, a Associação Indígena Ninam também lamentou a morte do ex-coordenador. “Hoje nosso povo esta de luto, nossos sentimentos a toda família e amigos que como nós, sentem a perda”, disse.
Leandro Alves Lacerda trabalhou como técnico em endemias, técnico em enfermagem e microscopista. Em 1997, ele atuou na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e em 1999 compôs a equipe da Organização Urihi no atendimento de saúde básica do povo Yanomami.
Na criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, em 2010, passou a exercer função de técnico em enfermagem e depois atuou dentro no Dsei-YY como apoiador de saúde e mediador de conflitos étnicos culturais, auxiliando no diálogo entre gestão e povos Yanomami.
Ele assumiu a coordenação do Dsei-Y em fevereiro de 2023, em meio ao combate à crise sanitária e humanitária vivida pelo povo Yanomami. Leandro foi indicado pela principal liderança Yanomami, Davi Kopenawa, e organizações indígenas. Ele foi exonerado do cargo em julho do mesmo ano.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp