Izquierdo: relembre problemas cardíacos ocorridos no futebol brasileiro

Morreu no final da noite desta terça-feira (27), o zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional, de 27 anos. Ele sofreu uma arritmia cardíaca enquanto jogava contra o São Paulo em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores.

O uruguaio estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após o problema cardíaco. No último domingo, ele apresentou uma piora em seu quadro de saúde após a realização de novos exames.

Familiares de Izquierdo e dirigentes do Nacional seguiram no Brasil para acompanhar a situação de perto. O São Paulo chegou a homenageá-lo em jogo da última rodada do Brasileiro, contra o Vitória, no Morumbis.

Relembre outros casos semelhantes que ocorreram no futebol brasileiro.

Serginho

O caso mais conhecido entre todos no futebol nacional foi do zagueiro Serginho. Em duelo realizado entre São Paulo e São Caetano no Campeonato Brasileiro de 2004. O ex-atleta desabou no gramado do Morumbi com uma parada cardíaca. Ele foi atendido no centro médico do estádio, foi levado para o Hospital São Luiz, mas não resistiu e faleceu 30 anos.

Fabrício Carvalho

Conhecido após o caso Serginho, o atleta estava no auge da sua carreira quando reprovou em testes cardíacos em 2004 no São Caetano. Ele ficou longe dos gramados por três anos, até voltar a atuar no futebol pelo Goiás.

Washington

Durante sua passagem pelo Fenerbahçe (TUR), o atacante descobriu uma arritmia cardíaca e precisou passar por uma angioplastia e cateterismo. Voltou a jogar um ano depois pelo Athletico-PR e ganhou o apelido de “Coração Valente” por sua superação.


Washington foi artilheiro do Brasileirão em 2008, pelo Fluminense
Washington “Coração Valente” também se destacou pelo Fluminense • Divulgação/ Fluminense

Adílson

O volante ex-Atlético-MG revelou, em uma entrevista coletiva durante a pausa do Brasileirão para a Copa América 2019, que estava se aposentando do futebol. Com 32 anos, ele foi diagnosticado com cardiomiopatia hipertrófica.

Everton Costa

Em 2014, durante um jogo da Copa do Brasil, o atacante do Vasco foi substituído aos 6 minutos do segundo tempo por uma pancada na cabeça. No banco de reservas, ele  sofreu uma convulsão com quadro de arritmia, sendo reanimado na ambulância. Everton tentou retornar aos gramados, mas se aposentou em 2015.

Lucas Leiva

Jogador conhecido por sua passagem pelo Liverpool, ele retornou ao Grêmio depois de 16 anos na Europa. Entretanto, após meses afastado dos gramados, ele anunciou a aposentadoria após uma fibrose cardíaca, em março de 2022.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Izquierdo: relembre problemas cardíacos ocorridos no futebol brasileiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.