BMW M5 completa 40 anos de história: veja fotos e conheça as gerações do veículo

O BMW M5 completa 40 anos de história em 2024. Um ícone da engenharia automotiva alemã, ele foi lançado em 1984, com o M535i baseado no E28 e sucessor do E12. Desde então, ele já ganhou outras seis versões. Conheça abaixo e confira imagens delas na galeria.

O esportivo, equipado com um motor de seis cilindros em linha, rapidamente se tornou o sedã de quatro portas mais rápido do mundo, marcando o início de uma linhagem de carros que continuaria a definir o que significa ser um sedã esportivo.

Ao longo de suas gerações, a BMW M5 evoluiu em termos de potência, tecnologia e design, mantendo-se fiel à sua filosofia de oferecer uma experiência de condução única.

Cada nova versão do M5 trouxe inovações que reforçaram sua posição como referência no segmento, influenciando a indústria automotiva e inspirando concorrentes.

Em sua sétima geração, lançada em 2024, pela primeira vez o veículo tem um sistema de propulsão híbrida plug-in e alcança uma potência máxima de 727 cv.

Gerações do BMW M5 em 40 anos de história

  • 1984: BMW M5 (E28S)

    A BMW foi surpreendida pelo sucesso do BMW M535i e logo iniciou o trabalho de desenvolvimento para lançar, em 1984, outro M535i baseado no E28, sucessor do E12, antes da chegada da primeira geração do BMW M5 (o E28S) naquele mesmo ano. O modelo era equipado com motor de seis cilindros em linha, 3,5 litros e 286 cv. Com um coletor de admissão com borboletas individuais para cada um dos 6 cilindros, o motor impulsionava o M5 original de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos e atingia uma velocidade máxima de 245 km/h. Assim, o primeiro BMW M5 se tornou o sedã de quatro portas de produção em série mais rápido da história.

  • 1988: BMW M5 (E34S/E34/5S)

    Com a chegada do BMW Série 5 E34, foi preparada também a introdução da segunda geração do M5 (E34S) em 1988, marcando um aumento de potência e desempenho por parte da BMW Motorsport GmbH. O motor de seis cilindros em linha, com cilindrada aumentada para 3,6 litros, alcançou 315 cv – potência suficiente para levar o M5 pela primeira vez até os 250 km/h.

  • 1998: BMW M5 (E39S)

    10 anos depois, surgia o BMW M5 E39S, que compartilhava todas as características de estilo de seus precursores. No entanto, sob o capô deste novo veículo encontrava-se um motor V8 5.0L, que entregava 400 cv para as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. A velocidade máxima deste novo BMW M5, que levava 5,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h, era limitada eletronicamente a 250 km/h.

  • 2005: BMW M5 (E60/E61)

    A quarta geração do BMW M5 (o E60) trouxe o mundo do automobilismo para o BMW M5. A BMW confiou em um motor V10 de novo desenvolvimento e altas rotações com cinco litros de cilindrada, próximo em seu conceito ao motor BMW P84 da Fórmula 1, utilizado pelo Williams FW27. O motor V10 atingia sua potência máxima de 507 cv a impressionantes 7.750 rpm. Este motor de quatro válvulas por cilindro acelerava a quarta geração do BMW M5 de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos.

  • 2011: BMW M5 (F10M)

    A quinta geração do BMW M5 (o F10M) entrou em cena em 2011. Como substituto do motor V10, esta versão montava um V8 de 4,4 litros BMW M TwinPower Turbo que permitiu ao BMW M5 superar novamente a geração anterior. O novo BMW M5 agora desenvolvia quase o dobro da potência (560 cv) do BMW M5 original. Seu torque máximo de 680 Nm também era o dobro do oferecido pelo E28S, que tinha 340 Nm. A tecnologia BMW M TwinPower Turbo permitiu ao último BMW M5, com uma transmissão de dupla embreagem M de sete marchas, passar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 315 km/h.

  • 2017: BMW M5 (F90)

    No BMW M5 (F90), a BMW continuava a utilizar o motor V8, embora pela primeira vez associado a uma tração integral inteligente M xDrive, que permitia transmitir com maior eficácia os 600 cv e 750 Nm que desenvolvia, alcançando de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada). Posteriormente, ofereceu-se uma versão Competition, com 625 cv de potência, que reduzia para 3,3 segundos no 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de nada menos que 305 km/h, e como topo de gama, o CS, que alcançava 635 cv e conseguia reduzir o tempo para 3 segundos na mesma prova de aceleração.

  • 2024: BMW M5 (G90/G99)

    Este ano, o BMW M5 entrou em uma nova era. Com 40 anos de história, o sedã de altas performances chega à sua sétima geração. Agora, pela primeira vez, conta com um sistema de propulsão híbrido plug-in, que fornece ao novo BMW M5 uma potência máxima de 727 cv e mais de 100 kgfm de torque. O novo BMW M5 já iniciou sua produção na fábrica de Dingolfing, mas ainda não tem previsão de chegar ao Brasil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BMW M5 completa 40 anos de história: veja fotos e conheça as gerações do veículo no site CNN Brasil.

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