Argentino usa aparelho para silenciar caixa de som em praia no Brasil; Veja VÍDEO

Um turista argentino compartilhou na última sexta-feira (10) um vídeo mostrando o uso de um aparelho capaz de silenciar uma caixa de som em uma praia brasileira. A ação gerou grande repercussão na internet.

No vídeo de 12 segundos, é possível ouvir uma música da cantora Ana Castela sendo reproduzida em volume alto. Em seguida, o homem aperta um botão no dispositivo, e a música é interrompida. A gravação foi divulgada por Roni Baldini, criador do equipamento, na plataforma X. Ele não revelou a localização exata do ocorrido, mas mencionou que passou por Salvador e Fortaleza durante a viagem.

Como funciona o dispositivo

O equipamento, desenvolvido por Baldini, interfere em conexões Bluetooth entre dispositivos, causando a interrupção da comunicação. Conforme explicou em uma publicação no Medium, ele criou duas versões do dispositivo — uma menor e outra maior —, ambas capazes de interferir na conexão Bluetooth em um alcance de 3 a 10 metros.

“A conexão tem que ser via Bluetooth para o equipamento funcionar. Por exemplo, se a caixa de som estiver conectada a um pen drive, o aparelho não funcionará. Além disso, se o celular ou outro dispositivo estiver muito perto, o dispositivo pode não conseguir interferir”, explicou Baldini.

Repercussão do vídeo nas redes sociais

A atitude do turista dividiu opiniões nas redes sociais. Alguns usuários elogiaram a invenção. “Onde compra?”, comentou um internauta. Outro escreveu: “Excelente ideia. Preciso de um desses para usar na vizinhança. O brasileiro acha que todo mundo é obrigado a escutar a música dele porque não usa fone de ouvido e estoura seus tímpanos”.

Por outro lado, houve críticas: “Na praia não adianta muito porque você silencia uma [caixa de som] e tem mais umas 10 com caixinhas ouvindo música. Aí não tem muito o que fazer”, disse um usuário. Outro questionou: “O cara que vai para a praia e não quer ouvir um pagodinho ou sertanejo é um frustrado da vida”.

Baldini anunciou que planeja começar a vender o dispositivo no próximo mês, mas alertou que o uso do aparelho pode ser ilegal em alguns países.

Bloqueadores de sinais são proibidos no Brasil

Apesar da novidade, bloqueadores de sinais como o de Baldini são proibidos no Brasil, exceto em situações específicas autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em nota de 2021, a agência explicou:

“O uso de bloqueadores sem anuência da Agência ou em área de bloqueio diferente da permitida está previsto na Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472/1997) e configura atividade clandestina de telecomunicações, crime com pena de dois a quatro anos de detenção.”

Esses dispositivos funcionam emitindo ondas na mesma frequência do sinal que se deseja bloquear, dificultando ou impossibilitando a comunicação. Embora o equipamento de Baldini tenha sido usado para silenciar uma caixa de som, “jammers” similares já foram associados a atividades criminosas, como roubos de veículos, ao bloquear sinais de rastreadores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.