Golfinho ‘tarado’ é responsável por ataques a banhistas; entenda!

Um golfinho está assustando os banhistas e mergulhadores japoneses por seu comportamento sexual agressivo com humanos. O animal é da espécie golfinho-nariz-de-garrafa e se chama Suzu, em homenagem à cidade onde foi visto pela primeira vez.

Um golfinho considerado ‘sexualmente frustrado’ pode ser o grande responsável pelo aumento de ataques a banhistas no Japão. Segundo a BBC, um golfinho-nariz-de-garrafa pode ter causado 18 incidentes na cidade de Mihama, o tripo de ocorrências registradas no ano passado, por tentar acasalar.

Existem várias teorias sendo ventiladas a respeito dos problemas causados pelo animal, e uma delas pode ser um desejo por relações sexuais. Segundo o biólogo Dr. Simon Allen, essa espécie de golfinhos é bastante sociável e, em geral, expressa fisicamente essa característica.

“Assim como nos humanos e outros animais sociais, as flutuações hormonais, a frustração sexual ou o desejo de dominar podem levar o golfinho a ferir as pessoas com quem interage”, explicou Dr. Allen. Suzu, como o animal foi apelidado, é considerado solitário e, segundo pesquisadores, está em busca de um parceiro. Em 2022 e 2023, relatos dão conta que Suzu foi flagrado tentando ‘pressionar sua genitália em pessoas’. Um machucado bastante distintivo em sua barbatana facilita a identificação.

De acordo com uma reportagem do jornal “The Times”, o animal, que frequentemente é visto com ereção, já causou vários ferimentos em humanos ao tentar se aproximar deles.

Vítimas

“Ele estava me seguindo, abrindo e fechando a boca perto do meu rosto. Foi assustador. Ele continuou empurrando meu traseiro. Foi muito desconfortável”, disse Yasuyuki Nakase, de 62 anos, um instrutor de mergulho para turistas que buscam as águas claras da região.

“Às vezes, os mergulhadores veem golfinhos, é claro, e geralmente mantêm distância. Este golfinho é totalmente diferente”, acrescentou o instrutor.

Placas de alerta foram colocadas ao longo da costa central japonesa, alertando os turistas para que fujam da água se virem um golfinho — ou, para ser exato, Suzu — na região a nordeste de Kyoto.

Dispositivos sônicos que emitem um som subaquático desagradável está sendo utilizado para afastar o animal do litoral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.