Ataque de animal misterioso faz cidade pequena lembrar do ‘Chupacabra’

Nos últimos dias, vídeos relatando um ataque de um animal em São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, ganharam destaque na internet. O caso, que ocorreu em 16 de dezembro de 2024, foi confirmado pelo biólogo Christian Raboch Lempek, que avaliou as evidências como consistentes com a ação de uma onça-parda, o segundo maior felino das Américas.

Em um dos vídeos que viralizaram, um agricultor descreveu como o felino invadiu sua propriedade, derrubou cercas e matou um carneiro. “Quebrou as tábuas do rancho, pulou esse valo, arrastando o carneiro. Olha a pegada da bicha”, contou o morador.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, o ataque foi um caso isolado. Agricultores da região foram orientados, e a área poderá ser monitorada com armadilhas fotográficas, caso necessário.

O que fazer ao encontrar um puma

Muitos internautas ficaram preocupados com a possibilidade de encontrar um puma. O biólogo Lempek orientou:

  • Mantenha a calma e não se abaixe, pois o animal pode interpretar como ameaça.
  • Não corra, para evitar que o felino veja isso como um convite à caça.
  • Afaste-se lentamente, mantendo contato visual.

Conheça o puma

O puma, também conhecido como onça-parda, é carnívoro, de hábitos noturnos e pode ser encontrado em áreas urbanas e florestais em todo o Brasil. É o segundo maior felino das Américas, perdendo apenas para a onça-pintada, que, no entanto, não possui mais registros recentes em Santa Catarina, onde está extinta há mais de 40 anos.

Enquanto isso, o Pantanal continua sendo o local com maior densidade de onças-pintadas no mundo, segundo especialistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.