Deslizamentos de terra por temporal causam mortes em Ipatinga; Veja vídeo

O forte temporal que atingiu Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, na madrugada deste domingo (12), deixou um cenário de destruição, com oito mortes confirmadas e quatro pessoas desaparecidas. A cidade registrou 80 milímetros de chuva em apenas uma hora, provocando deslizamentos de terra, alagamentos e o transbordamento de córregos em diversos pontos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre as vítimas fatais, uma foi registrada na cidade vizinha de Santana do Paraíso. Em uma das ocorrências mais graves, cinco pessoas ficaram soterradas; até o momento, dois corpos foram encontrados, e três pessoas seguem desaparecidas.

Situação de calamidade pública

A prefeitura de Ipatinga decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias. O estádio Ipatingão foi preparado para abrigar os desabrigados, mas ainda não há um levantamento oficial do número total de pessoas atingidas.

Equipes do Corpo de Bombeiros continuam trabalhando em vistorias nas áreas de maior risco, atendendo chamados para quedas de barreiras e verificando a instabilidade do solo.

Governador anuncia visita

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que visitará Ipatinga para acompanhar os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas e aos desabrigados. Em vídeo publicado nas redes sociais, Zema reforçou o apoio do estado e fez um apelo à população:

“Nesse período de chuva, procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil.”

A tragédia mobiliza esforços locais e estaduais para minimizar os impactos dessa calamidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.