Stellantis anuncia primeiro carro híbrido e nova marca em Pernambuco

A Stellantis anuncia novidades para sua planta em Goiana (PE), uma das mais modernas do grupo em todo o mundo. No aniversário de dez anos da fábrica, prepara duas novidades para o mercado. A unidade fabril vai produzir no próximo ano o primeiro carro híbrido e para 2027, uma nova marca terá um modelo “made in Pernambuco”.

A informação foi dada pelo presidente da Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano. O executivo, claro, não revelou quais modelos serão lançados, mas a CNN antecipa com alguns detalhes. Ao todo serão R$ 13 bilhões investidos no local até 2030, período em que serão apresentados seis novos carros, incluindo modelos inéditos e novas gerações.

Atualmente são fabricados os modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro e a Ram Rampage. A nova marca a ser produzida no local  também pertence à Stellantis. O executivo não cravou se é inédita no país ou já presente no mercado. “As perspectivas para o futuro são excelentes! Teremos uma nova marca e seis novos produtos na fábrica entre 2025 e 2030. Confirmamos também que o primeiro veículo equipado com a tecnologia Bio-Hybrid produzido em Goiana será lançado em 2026.”

Atualmente, a unidade conta com capacidade produtiva de 280 mil veículos por ano e se aproxima da marca de 2 milhões de unidades fabricadas. A planta trabalha com a plataforma STLA Small Wide e está focada em veículos de categoria do Jeep Renegade para cima.

No próximo ano, um dos carros já produzidos deverá ganhar versão híbrida da plataforma BioHybrid. Atualmente, os modelos Fiat Pulse e Fastback já contam com o sistema híbrido-leve (MHEV) de 12V, associado ao motor 1.0 Turbo T200. A Stellantis deverá aplicar também ao motor 1.3 Turbo T270. Dessa forma, todos da fábrica poderão receber o recurso. A aposta é que o Compass ou o Commander sejam o primeiro a estrear a novidade.


Jeep Compass produzido em Goiana (PE): fábrica terá carros híbridos em 2026
Jeep Compass produzido em Goiana (PE): fábrica terá carros híbridos em 2026 • Divulgação

Em 2027, uma nova marca terá como base fabril a unidade de Goiana. Mais uma vez, não foi revelada, mas uma forte candidata é a Peugeot, com a nova geração do SUV médio 3008. Lembrando que a marca francesa deixou de fabricar carros no Brasil; o 208 e 2008 são importados da Argentina.

Fruto da sinergia da Stellantis, a nova geração do Peugeot 3008 é montada na plataforma STLA Medium e tem tudo para ser montada em Goiana. O carro já foi flagrado em testes no Brasil e tem o visual do modelo elétrico que ilustra essa matéria. Essa versão importada deverá chegar primeiro para “abrir caminho” até que a produção comece em 2027. O carro deverá ter motor 1.3 T270 MHEV ou mesmo o híbrido plug-in (PHEV).

Números de Goiana

A fábrica da Stellantis em Goiana (PE) emprega, direta e indiretamente, mais de 14.700 pessoas e foi decisiva para impulsionar a economia local, com a participação da indústria automotiva saltando de 1,5% do Valor da Transformação Industrial (VTI) de Pernambuco, em 2011, e para 12,4% em 2022. No município de Goiana, a participação no PIB estadual passou de 1%, em 2013, para 4,8% em 2021.


Quase 2 milhões de carros já foram produzidos pela Stellantis em Goiana (PE)
Quase 2 milhões de carros já foram produzidos pela Stellantis em Goiana (PE) • Divulgação

A rede de fornecedores também acompanhou o crescimento: saltou de 22 parceiros em 2015 para 38 em 2025, com expectativa de chegar a 100 no futuro próximo.

Leapmotor C10: será 1º carro chinês da Stellantis no Brasil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Stellantis anuncia primeiro carro híbrido e nova marca em Pernambuco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.