Papa Leão XIV grava vídeo e manda mensagem a brasileiros; Confira!

O papa Leão XIV gravou um vídeo com uma mensagem aos brasileiros. O material foi divulgado pelo Vaticano nesta terça-feira (20/05), quando se inicia o II Encontro Sinodal de Reitores de Universidades para o Cuidado da Casa Comum. O evento será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) até o dia 24 de maio, próximo sábado.

Conforme o Vaticano, o evento celebra o 10º aniversário de um documento histórico do Magistério Pontifício, a Laudato si – um dos principais legados do papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril aos 88 anos. O documento de Francisco critica o consumo em excesso e o desenvolvimento de maneira desordenada das cidades, além de fazer um apelo à união dos países para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

No vídeo, o papa Leão XIV fala aos religiosos que participarão do encontro sinodal. “Sei que vão realizar um trabalho sinodal de discernimento como preparação para a COP30. Vão refletir juntos sobre uma possível remissão entre a dívida pública e a dívida ecológica, uma proposta que o Papa Francisco havia sugerido em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz”, disse.

O pontífice afirmou que neste ano, classificado pela igreja como ‘da esperança’, a mensagem se torna muito importante no contexto social. Leão XIV encorajou os reitores universitários no trabalho às frente das entidades para construção de pontes de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, e buscando justiça ecológica, social e ambiental.

“Agradeço por todos os seus esforços e seu trabalho. Animo-os a continuar construindo pontes”, acrescentou Leão XIV. Participam do simpósio reitores de 200 universidades de todo o continente americano e da Península Ibérica. O objetivo é consolidar os espaços acadêmicos, segundo o Vaticano, como um local de compromisso com o cuidado do planeta.

Encontro

Ainda conforme o Vaticano, o encontro dá continuidade à primeira reunião sobre o tema, realizada em 2023 na Santa Sé, e que teve a participação do papa Francisco. O congresso é organizado pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), com o apoio da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), da qual o papa Leão XIV foi presidente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.