O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (9) um novo incidente de segurança envolvendo o sistema Pix. Segundo o comunicado oficial, 50 chaves Pix de clientes da Cashway Tecnologia da Informação foram acessadas indevidamente, devido a “falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
Apesar do vazamento, o BC garantiu que nenhuma informação sensível foi exposta. Isso inclui senhas, saldos, movimentações financeiras ou dados protegidos por sigilo bancário. As informações são do g1.




Informações expostas não permitem movimentações financeiras
De acordo com o Banco Central, os dados acessados são apenas de natureza cadastral. Isso significa que, mesmo com essas informações em mãos, não é possível realizar movimentações, acessar contas ou consultar saldos.
Em nota, a autoridade monetária esclareceu que “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.
As pessoas afetadas pelo vazamento serão informadas por meio do aplicativo ou do internet banking da própria instituição. O BC reforçou que não utilizará aplicativos de mensagens, ligações, SMS ou e-mails para alertar os usuários.
“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alertou o Banco Central.