Uma falha técnica afetou a operação da Linha 15-Prata do monotrilho, que atende a região da zona leste de São Paulo, nesta terça-feira (6). Por cerca de uma hora, os trens circularam com velocidade reduzida, entre 13h e 14h, provocando lentidão também na Linha 2-Verde, que faz conexão com a 15.
Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram passageiros sendo obrigados a sair dos vagões e andar pela passarela lateral de emergência até um segundo trem, que foi enviado para realizar o transbordo.



Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo, o problema ocorreu na estação São Lucas. A empresa informou que a circulação foi reduzida e os trens ficaram parados por mais tempo que o normal.
Em nota, o Metrô explicou: “Os passageiros acionaram o dispositivo de emergência do trem sem aguardar as orientações do Metrô e desceram à passarela de emergência. Imediatamente, outra composição foi enviada para atender aos passageiros e seguir viagem”.
Ainda de acordo com a companhia, “funcionários auxiliaram no processo e todos os protocolos de segurança foram rigorosamente seguidos. Em ocorrências como essa, uma composição precisa se aproximar da outra, de forma segura, para fazer o transbordo dos passageiros”. A falha também causou reflexos na Linha 2-Verde, já que a estação Vila Prudente funciona como principal ponto de conexão entre as linhas.
Mais cedo no mesmo dia, a Linha 5-Lilás registrou um acidente grave. Uma pessoa morreu após ficar presa entre o trem e as portas de segurança na estação Campo Limpo. A ViaMobilidade, responsável pela operação da linha, afirmou que colabora com as investigações e apura o ocorrido.
View this post on Instagram