A Ucrânia destruiu um caça russo Su-30 usando um míssil disparado de um drone marítimo, anunciou a agência de inteligência militar ucraniana neste sábado (3), no que classificou como o primeiro abate de um avião de combate por um drone marítimo no mundo.
Em seu comunicado nas redes sociais, a agência diz que o caça foi abatido por uma unidade de inteligência militar chamada Grupo 13 na sexta-feira (2), sobre águas próximas a Novorossiisk, uma importante cidade portuária russa no Mar Negro.
Superada em número e armas pela Rússia, a Ucrânia recorreu à guerra com drones no ar e no mar como forma de contra-atacar após mais de três anos de guerra em larga escala.
Os drones marítimos ucranianos, que são muito mais baratos e menores do que os navios convencionais, causaram estragos na frota russa no Mar Negro.
A Ucrânia já havia declarado ter abatido um helicóptero militar russo em dezembro de 2024 usando um míssil disparado do mesmo tipo de drone marítimo.
O Ministério da Defesa russo não comentou a alegação ucraniana, mas um blogueiro russo de renome, que se acredita ser próximo ao ministério, afirmou que o jato havia sido abatido.
“Ontem, ao anoitecer, um caça Su-30 da aviação naval foi abatido pelo lado ucraniano a 50 quilômetros a oeste de Novorossiisk. Isso foi feito a partir de um barco sem tripulação com um SAM (míssil terra-ar) R-73”, escreveu o blogueiro, conhecido como Rybar, no aplicativo de mensagens Telegram.
“Os pilotos ejetaram e foram resgatados por marinheiros civis. Ambos estão vivos, e que se dane o avião”, adicionou.
O prefeito de Novorossiisk declarou estado de emergência neste sábado, depois que autoridades locais informaram que um ataque de drone ucraniano danificou um terminal de grãos e vários prédios residenciais, ferindo cinco pessoas.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia diz que abateu caça russo com míssel de drone marítimo pela 1ª vez no site CNN Brasil.