LIDE SC promove evento sobre Desenvolvimento Econômico e Sustentável

A Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) divulgou, nesta quarta-feira (30), estudo sobre os riscos climáticos no Sul do Brasil. O levantamento revela que eventos extremos serão até cinco vezes mais frequentes nos próximos anos. Estes desafios mobilizam os governos e, também, as organizações. Nesta quarta, cases de grandes corporações onde as práticas ESG se tornaram um ativo reputacional e um diferencial competitivo no mercado foram apresentados no Encontro LIDE SC – Desenvolvimento Econômico e Sustentável, em São José.

Entre os painelistas, esteve a diretora da Aegea, Reginalva Mureb, que explicou as iniciativas da companhia, líder em saneamento no Brasil, para ampliar o acesso da população à rede básica e para minimizar impactos ambientais. Projetos na área de saneamento também foram destacados pelo prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia. Ele ressaltou a importância de manter a balneabilidade nas praias da cidade para a manutenção de atividades econômicas, mas principalmente para a qualidade de vida da população.

O CEO e sócio do Grupo Gratt – Tecnologia e Indústria Ambiental, Everton Gratt, abordou soluções para indústrias preocupadas com a preservação e reutilização de recursos naturais. O CEO da consultoria empresarial Grant Thornton Brasil, Daniel Maranhão, trouxe pesquisas internacionais que comprovam que sete dos 10 principais riscos de impacto econômico são socioambientais. Além disso, em 10 anos, quatro dos cinco riscos mais severos que o mundo enfrentará estão relacionados às mudanças climáticas, perdas da biodiversidade e escassez de recursos naturais.

O evento foi conduzido pelo presidente do LIDE SC e RS, Delton Batista. Para ele, investir numa cultura ESG é estratégico, pois mais importante que tornar as empresas mais competitivas, é algo fundamental para a sobrevivência da humanidade. “Ao integrar práticas ambientais, sociais e de governança à gestão empresarial, as organizações fortalecem sua reputação. E isso gera valor. Além disso, conseguem sustentar o crescimento de forma responsável e perene, pois fortalecem a economia local e regional”, pontuou. Delton ainda destacou o papel das corporações e suas lideranças como protagonistas dessas transformações.

Pesquisa catarinenses

No evento, também foi anunciada a parceria entre o LIDE Santa Catarina e a Critério – Resultado em Opinião Pública, uma das maiores operações de gestão de reputação do Sul do Brasil. O objetivo é a cooperação mútua para o desenvolvimento do estado e o fortalecimento da reputação de marcas e líderes. A primeira iniciativa é a realização da pesquisa “Catarinenses — Valores, hábitos e ideias”, que terá seu resultado divulgado em agosto.

O sócio-diretor do escritório catarinense da Critério, Giuliano Thaddeu, apresentou a pesquisa, executada pelo IPO – Instituto Pesquisas de Opinião. “É uma contribuição concreta nossa, nesta chegada a Santa Catarina. As informações e personas serão de alto valor para o mundo dos negócios, político e acadêmico”, afirmou o executivo.

O Encontro LIDE-SC reuniu executivos e líderes empresariais, autoridades e especialistas no Cinépolis do Continente Shopping, na Grande Florianópolis.

O post LIDE SC promove evento sobre Desenvolvimento Econômico e Sustentável apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.