Como 1ª versão de Vale Tudo influenciou a criação de restaurantes em Cuba

Além de marcar a história da televisão brasileira, “Vale Tudo” também foi um sucesso ao ser exibida em outros países, como Cuba. Após chegar ao fim em janeiro de 1989, a versão original da produção de Gilberto Braga foi exibida em mais de 30 países, e no caso do solo cubano, acabou ajudando na economia do país e se tornando presente até os dias atuais.

Durante o início da década de 1990, o país apresentava uma de suas piores crises econômicas. O fim da União Soviética havia impactado diretamente Cuba, principalmente pela forte aliança entre ambos, e a população se via cada vez mais sem perspectivas de melhora, o que influenciava diretamente os hábitos do local.

 

Porém, quando a TV cubana adquiriu os direitos de transmissão da novela da TV Globo em 1995, tudo mudou. Inspirados por Raquel, vivida por Regina Duarte, inúmeras pessoas começaram a abrir pequenos restaurantes pelo país. Ao perder tudo, a personagem, atualmente vivida por Taís Araújo, parte para o Rio de Janeiro e começa a vender lanches na praia, construindo sua marca e abrindo sua própria rede de restaurantes, com o nome de “Paladar”.

Quando o governo de Fidel Castro autorizou pequenos negócios privados, inúmeros moradores começaram a empreender e abriram os famosos “paladares” cubanos, pequenos restaurantes que normalmente eram parte das casas dos próprios comerciantes. Esses locais foram batizados em homenagem ao nome do restaurante da protagonista, e assim, começaram a comercializar comidas caseira de fácil acesso. Além disso, outros comerciantes aproveitaram a liberação para investir em pequenos negócios como salão de beleza, costureiras, entre outros.

Só em 1995 foram mais de 1200 estabelecimentos que usavam o nome “paladar”, e isso apenas na capital Havana, sem contar as outras cidades do país. Atualmente, esses “paladares” ainda existem, e muitos deles ainda mantém a essência dos anos 1990, sendo pequenas casas que abrigam restaurantes. Porém, com o crescimento econômico e também o aumento de turistas, Cuba ganhou “paladares” mais elaborados, e que se assemelham aos restaurantes de hoje em dia.

“Vale Tudo”: quem são os personagens da família Roitman

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como 1ª versão de Vale Tudo influenciou a criação de restaurantes em Cuba no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.