Após ser divulgada a possibilidade da nova camisa da Seleção Brasileira de Futebol ser vermelha, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teceram críticas à mudança.
Os bolsonaristas são conhecidos por usarem as tradicionais camisas verde e amarela e a azul para demonstrar nacionalismo. O vermelho, por sua vez, é associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e aos partidos de esquerda.
Nas redes sociais, o senador e filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), chegou a afirmar que o uniforme “sempre foi um símbolo da nossa identidade nacional” e que a bandeira do país “não é vermelha, e nunca será”.
“Nossa bandeira não é vermelha, e nunca será! Essa mudança precisa ser repudiada veementemente”, afirmou em uma publicação no X (antigo Twitter).
Quero acreditar que isso não é verdade!
A camisa da Seleção sempre foi um símbolo da nossa identidade nacional, do nosso orgulho e das nossas raízes. Sempre foi verde e amarela, as cores da nossa pátria.
Mudar isso não faz qualquer sentido. É uma afronta a tudo o que sempre… pic.twitter.com/KGBh5nVHoB— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) April 28, 2025
Já o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também comentou a possibilidade de mudança. Ainda no X, o parlamentar chegou a questionar se, com a camisa vermelha, “o juiz será nosso”.
O juíz também será nosso? A camisa vermelha proporciona essas vantagens…
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 28, 2025
Entenda
De acordo com o site especializado em camisas Footy Headlines, a Seleção Brasileira terá uma novidade ao participar da Copa do Mundo de 2026: o uniforme reserva com uma cor nunca antes usada.
As cores não devem ser as mesmas da bandeira do Brasil (amarelo, azul, branco e verde), e a previsão é de que a camisa seja lançada em março de 2026.
Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade, exceto em eventos comemorativos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsonaristas criticam possível camisa vermelha da Seleção Brasileira no site CNN Brasil.