Saiba como será o funeral do Papa Francisco

Papa Francisco faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia bilateral. Francisco havia sido internado por mais de 40 dias e chegou a receber alta, mas a saúde estava frágil. A última aparição pública aconteceu no domingo anterior, durante a missa de Páscoa, celebrada na Basílica de São Paulo.

O Vaticano já se organiza para o funeral, que será realizado conforme os rituais da Igreja Católica durante os Novendiales, período de nove dias de luto com cerimônias específicas. O próprio pontífice deixou instruções sobre onde gostaria de ser sepultado.

Os rituais do funeral com três etapas

O processo de despedida do Papa segue três momentos conhecidos como estações de luto:

Primeira estação: Logo após a morte, foram feitos três passos iniciais: a confirmação oficial do falecimento, a preparação do corpo para o velório, e orações conduzidas por membros do clero. O corpo do papa será embalsamado e colocado em um caixão de madeira com estrutura de zinco, sendo velado na Capela de Santa Marta, restrito aos membros do Vaticano.

Segunda estação: Em seguida, o corpo será levado para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para visitação pública. O cardeal Camerlengo liderará as celebrações e orações nesse período. Após a visitação, será realizada a missa de exéquias, tradicional cerimônia de corpo presente, que reunirá chefes de Estado, autoridades internacionais e fiéis. A missa será celebrada ao ar livre, diante da escadaria da Basílica.

Terceira estação: Por fim, entre quatro e seis dias após a morte, acontecerá o sepultamento. O caixão será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, local escolhido pelo próprio Papa Francisco como seu descanso final. Antes do sepultamento, ocorre o rito de imunação, em que o local é consagrado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.