Ferrogrão está parada nas mãos do governo federal, diz Mauro Mendes

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, disse que o projeto da Ferrogrão está “parado nas mãos do governo federal”. A declaração foi realizada nesta quarta-feira (26) durante o evento CNN Talks Caminhos para o Crescimento​.

A Ferrogrão liga as regiões produtoras de grãos do Mato Grosso aos portos do Arco Norte, no Pará. A ideia é de que os trilhos fortaleçam a rota para exportação de soja e milho.

O projeto da ferrovia está no Supremo Tribunal Federal (STF) devido a uma ação do Psol, que questiona a destinação de parte do Parque Nacional do Jamanxim (PA) a iniciativa da estrada de ferro.

Na avaliação de Mauro Mendes, a pendência da ferrovia no STF traz insegurança para o ativo, uma vez que o torna menos atrativo para o investidor.

Para tentar avançar no tema, o governo federal instituiu um grupo de trabalho sobre a Ferrogrão, de modo a se debruçar, em especial, aos aspectos de viabilidade socioambiental e econômica do projeto.

Durante o evento, o governador disse também que há viabilidade e demanda para a coexistência de três ferrovias no estado: Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), para a malha ferroviária da Rumo e para a construção da Ferrogrão. De acordo com Mauro Mendes, o estado produz 100 milhões de toneladas de grãos que precisam ser escoados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ferrogrão está parada nas mãos do governo federal, diz Mauro Mendes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.