Como se proteger do mosquito da dengue e de outros insetos: veja lista com 10 repelentes


Além de prestar atenção na composição, é preciso também ficar de olho no cosmético recomendado para cada faixa etária. O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem uma grande capacidade de adaptação.
CDC
A chegada do verão trouxe de volta o aumento dos casos de dengue no Brasil, após o país sofrer com uma epidemia recorde em 2024.
Até o final de janeiro, o Brasil registrou mais de 101 mil casos prováveis da doença, com 15 mortes confirmadas (116 estão em investigação; saiba como identificar os casos graves). Em 2024, no mesmo período, o país tinha 203 mil casos.
Nesse momento, é fundamental se proteger corretamente dos mosquitos por todos os meios possíveis.
Mas nem todos os repelentes são eficazes para afastar o Aedes aegypti, inseto transmissor da doença.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam que, para ser efetivo contra o mosquito da dengue, o repelente deve conter uma das seguintes substâncias:
Icaridina 20-25% – duração de dez horas
DEET 10-15% – duração de seis a oito horas
IR3535 – duração de até quatro horas
Entenda por que os repelentes com Icaridina 25% são os mais indicados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta contra o uso dos inseticidas chamados “naturais”. Em nota de 2024, a agência informou que inseticidas à base de citronela, andiroba, óleo de cravo, entre outros, “não possuem comprovação de eficácia”.
“Velas, odorizantes de ambientes e incensos que indicam propriedades repelentes de insetos não estão aprovados pela agência”, diz, em nota.
Outro ponto de atenção são as recomendações para o uso de repelentes por crianças. A Anvisa proíbe o uso de qualquer produto por bebês de até 5 meses.
A SBD indica vestir a criança com roupas claras e instalar proteções no ambiente, como telas contra mosquitos nas janelas, portas e camas.
A partir de 6 meses, é preciso tomar precauções e controlar o uso do repelente. A Anvisa também tem orientações para cada faixa etária; veja aqui.
Dengue: veja quais os sintomas, cuidados e mitos sobre a doença
O Guia de Compras reuniu 10 sugestões de repelentes para ajudar você a se proteger melhor.
Veja os produtos abaixo separados pela a indicação do princípio ativo – DEET, Icaridina e IR3535.
Os valores variavam de R$ 17 a R$ 80 e os preços foram pesquisados no final de janeiro nas principais lojas da internet.
Repelentes com icaridina
Exposis 150 ml
SBP Repelente Baby 100ml
SCL Johnson OFF Toque Leve 100g
Sunlau Gel 120 ml
Repelentes com DEET
Cimed Xô Inseto 200ml
Dahuer Zaz 130ml
Muriel Repyl 100 ml
SCL Johnson OFF Family 200 ml
Repelentes com IR3535
Henlau Spray 100 ml
Tap Kids 100 ml
Esta reportagem foi produzida com total independência editorial por nosso time de jornalistas e colaboradores especializados. Caso o leitor opte por adquirir algum produto a partir de links disponibilizados, a Globo poderá auferir receita por meio de parcerias comerciais. Esclarecemos que a Globo não possui qualquer controle ou responsabilidade acerca da eventual experiência de compra, mesmo que a partir dos links disponibilizados. Questionamentos ou reclamações em relação ao produto adquirido e/ou processo de compra, pagamento e entrega deverão ser direcionados diretamente ao lojista responsável.
Especialistas alertam para a Dengue – tipo 3
Adicionar aos favoritos o Link permanente.