VEJA VÍDEO: Candidata a prefeita é morta quando cumprimentava eleitores

A candidata à prefeitura de Texistepec, no estado de Veracruz, Yesenia Lara Gutiérrez, foi morta a tiros na noite de domingo (11/05), durante um ato de campanha política. Ela era filiada ao partido governista Morena e participava de uma caminhada com apoiadores, seguida de uma motociata, quando foi surpreendida pelos disparos.

A tragédia ocorreu enquanto Yesenia cumprimentava eleitores em um bairro da cidade, ao menos 20 tiros foram disparados, deixando quatro mortos, incluindo a própria candidata, um homem e sua filha. Outras três pessoas ficaram feridas.

A governadora de Veracruz, Rocío Nahle, se manifestou com indignação. “Encontraremos os responsáveis pelo assassinato covarde da candidata do Morena e seus apoiadores em Texistepec. Foram quatro mortos e três feridos”, declarou em publicação feita nas redes sociais.

Com as eleições municipais marcadas para 1º de junho, o clima político no país segue tenso, especialmente em regiões onde o narcotráfico impõe seu domínio com violência. Segundo a imprensa mexicana, a principal linha de investigação aponta para o envolvimento de grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas. Os autores dos disparos ainda não foram identificados.

Outro caso

Este não foi um caso isolado, menos de duas semanas antes, Germán Anuar Valencia, também membro do Morena, foi assassinado em sua sede de campanha na cidade de Coxquihui, ao norte de Veracruz. Ele também foi alvejado por homens armados enquanto trabalhava nos preparativos para a eleição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.