O grupo islamista palestino Hamas anunciou, neste domingo (11/05), após discussões com representantes dos Estados Unidos sobre uma trégua em Gaza, que vai libertar o refém americano-israelense Edan Alexander, em cativeiro desde o ataque de 7 de outubro de 2023.
“O soldado israelense Edan Alexander, com dupla cidadania americana, será libertado como parte dos esforços para um cessar-fogo, a abertura de pontos de travessia e a entrada de ajuda e [serviços] de resgate ao nosso povo” na Faixa de Gaza, informou, em um comunicado, o Hamas, que governa o devastado território palestino.




O Exército israelense informou, mais cedo, que Edan Alexander foi transferido para suas forças na Faixa de Gaza, após o braço armado do Hamas anunciar a libertação do refém. “O refém está sendo acompanhado pelas forças especiais das Forças de Defesa de Israel (IDF) em seu retorno ao território israelense, onde passará por uma avaliação médica inicial e se encontrará com sua família”, afirmou um comunicado militar.
“Gesto de boa vontade”
Os mediadores Egito e Catar celebraram o anúncio do Hamas de que liberará o refém Edan Alexander.
Ambos os países – que intercedem no conflito junto aos Estados Unidos – descreveram o anúncio do movimento islamista palesino como um “gesto de boa vontade” e “um passo encorajador rumo ao retorno à mesa de negociações para alcançar uma trégua na Faixa de Gaza, a libertação de prisioneiros e detidos, e garantir o fluxo seguro e sem obstáculos da ajuda” humanitária no território devastado.
Edan Alexander, de 21 anos, foi sequestrado no ataque de 7 de outubro, enquanto servia em uma unidade de elite perto de Gaza. Em 15 de abril, o Hamas disse ter perdido contato com o grupo que o mantinha em cativeiro em Gaza após um ataque israelense.
Das 251 pessoas sequestradas em Israel nos ataques de 7 de outubro de 2023, 58 continuam em cativeiro em Gaza, incluindo 34 declaradas mortas pelo Exército israelense.
AFP
FREED HAMAS HOSTAGE, AMERICAN EDAN ALEXANDER, REPPIN’ THE RED, WHITE & BLUE
pic.twitter.com/inzhQOH3rI
— The White House (@WhiteHouse) May 12, 2025
We waited all day for this.
Edan Alexander hugs his parents for the first time
pic.twitter.com/CQWL1rzT3b
— Aviva Klompas (@AvivaKlompas) May 12, 2025