Passageiro tenta abrir porta de avião prestes a decolar e escorregador é inflado; Veja VÍDEO

Em um caso ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite de 26 de fevereiro de 2025, um passageiro tentou abrir a porta de um Airbus A321neo da Latam, acionando o escorregador inflável da aeronave. Tudo aconteceu enquanto o avião estava no pátio do aeroporto, já com o procedimento de pushback em andamento, o que indicava que a decolagem estava iminente. As informações são da Folha de São Paulo.

Informações não confirmadas indicam que o passageiro, durante o processo de reboque, levantou-se e abriu a porta 4L, ativando o escorregador. A tripulação, então, solicitou a presença da Polícia Federal a bordo para controlar a situação e remover o passageiro, que havia causado a ativação indevida do equipamento.

Embora os motivos para a ação do passageiro não sejam claros, é importante destacar que a ativação do escorregador inflável acarreta impactos financeiros para a companhia aérea e transtornos aos passageiros. Isso porque, para restabelecer o funcionamento adequado do voo, a aeronave precisa ser retirada de operação, e o escorregador precisa ser reinstalado pela equipe de manutenção.

O que aconteceu após o incidente

A imagem que circula nas redes sociais mostra o avião estacionado no aeroporto, com a cauda da aeronave destacando-se pelas cores vermelha, azul e branca. Também é possível observar uma escada de embarque iluminada conectada à porta do avião e luzes acesas ao redor da aeronave.

Embora o avião pudesse partir sem o escorregador instalado, a companhia precisou limitar o número de passageiros, uma vez que uma das saídas de emergência foi comprometida pela falta do equipamento.

Veja a resposta da Latam

Em resposta, a Latam emitiu uma nota ao site Aeroin, confirmando os fatos e a necessidade de remoção do passageiro:

“A Latam Brasil informa que solicitou apoio da Polícia Federal antes da decolagem do voo LA3180 (São Paulo/Guarulhos-Salvador) da última terça-feira (25) para realizar o desembarque de um passageiro após comportamento indisciplinado, por ter acionado a escorregadeira inflável traseira da aeronave.

Por conta do ocorrido, houve a necessidade de troca da aeronave, e o voo, inicialmente previsto para decolar às 23h45, partiu às 3h41. A viagem prosseguiu normalmente, e a aeronave pousou às 5h20 da quarta-feira (26) em segurança em seu destino final.

A Latam lamenta os transtornos causados e reitera que adota todas as medidas de segurança, técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.”

Como consequência, houve um atraso significativo no voo, que foi remarcado para as 3h41 da manhã de quarta-feira, em vez das 23h45 previstas. Mesmo com o atraso, o voo seguiu sem maiores problemas, e o avião chegou ao seu destino em Salvador com segurança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.