Papa Francisco melhora, mas ainda necessita de oxigênio

O papa Francisco está melhorandoALBERTO PIZZOLI

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (27) um novo boletim sobre a saúde do Papa Francisco,indicando melhora contínua.O pontífice segue em tratamento com oxigenoterapia de alto fluxo, alternando com o uso de máscara respiratória, além de realizar fisioterapia respiratória.

Segundo o comunicado, a insuficiência renal apresentada nos últimos dias foi resolvida, e uma tomografia computadorizada realizada na noite anterior apontou evolução normal da inflamação pulmonar.

Os exames de sangue e hematológicos também indicaram melhora. Apesar do progresso, a Santa Sé destacou que o prognóstico ainda é reservado e que serão necessários mais dias para alcançar estabilidade clínica.

Francisco, que foi hospitalizado por 14 dias para tratar uma pneumonia bilateral, retomou parcialmente suas atividades, incluindo reuniões e conversas telefônicas.

Durante sua internação, também aprovou decretos para beatificações e canonizações. O Vaticano cancelou a audiência do Jubileu de 2025 devido à sua condição de saúde.

A Santa Sé informou que o Papa não apresentou crises respiratórias asmáticas e que segue recebendo tratamento. Durante a manhã, ele participou da Eucaristia e, à tarde, dedicou-se ao trabalho em seu quarto de hospital.

A seguir, a íntegra do comunicado divulgado pelo Vaticano:

“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas mostraram uma nova e leve melhora.

A leve insuficiência renal experimentada nos últimos dias foi resolvida.

A tomografia computadorizada de tórax, realizada ontem à noite, mostrou evolução normal da inflamação pulmonar.

Os exames de sangue e hematológicos de hoje confirmaram a melhora de ontem.

O Santo Padre continua a terapia de oxigênio de alto fluxo; até hoje não apresentou nenhuma crise respiratória asmática.

A fisioterapia respiratória continua.

Embora haja uma ligeira melhora, o prognóstico permanece reservado.

Durante a manhã o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.