Oscar 2025: como os filmes indicados ajudam a estudar para o Enem?

O cinema é uma ferramenta poderosa para transmitir conhecimento, estimulando reflexões sobre história, ciências, filosofia, sociologia e biologia. Para os estudantes que se preparam para vestibulares como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os filmes indicados ao Oscar 2025, por exemplo, podem ser um recurso complementar de aprendizado.

As produções indicadas à premiação trazem narrativas que dialogam diretamente com temas frequentemente abordados nas provas. Desde questões ambientais e conflitos históricos até debates sobre identidade, ética e sociedade, esses filmes podem ajudar os vestibulandos a expandirem a visão de mundo e enriquecer as redações.

Não é raro que filmes sejam utilizados como base para questões de interpretação de texto, filosofia, sociologia e atualidades em diferentes vestibulares.

Em 2024, a Fuvest, seleção de acesso aos cursos da USP (Universidade de São Paulo) trouxe uma questão sobre o filme “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” (2006), explorando o contexto da ditadura militar no Brasil e sua relação com o impacto social e político do período.

“O cinema permite visualizar eventos históricos, compreender conceitos científicos de forma aplicada e analisar questões sociais sob diferentes perspectivas. Ele desenvolve habilidades como raciocínio crítico, interpretação de texto e contexto, ampliação do repertório sociocultural e argumentação”, destacou o professor Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total.

Confira abaixo como alguns dos indicados podem se conectar com os temas que aparecem no Enem e outros vestibulares:

Ciência e meio ambiente em “Duna: Parte 2”

A continuação da adaptação da obra de Frank Herbert traz um mundo dominado pela escassez de água, uma população que luta por sobrevivência em um ecossistema hostil com disputas políticas pelo controle de recursos naturais.

Essas temáticas dialogam diretamente com assuntos recorrentes no Enem, como impactos da crise climática, desertificação e a necessidade de preservação ambiental. O filme também permite discutir como o descontrole ambiental pode levar a cenários de conflito e desigualdade social.

Bioética, etarismo e pressão estética em “A Substância”

O filme apresenta uma sociedade obcecada pela juventude e pela aparência, onde um tratamento revolucionário promete reverter o envelhecimento. A trama aborda o etarismo e a pressão estética, explorando os impactos psicológicos e sociais da busca incessante pela juventude.

Para os vestibulares, o filme pode ser uma excelente referência para discutir bioética, padrões de beleza impostos pela sociedade, o impacto das redes sociais na autoimagem e os dilemas éticos envolvendo avanços na biotecnologia. Além disso, a produção levanta questionamentos sobre até onde a manipulação do corpo humano pode ser considerada ética.

Ditaduras e memória histórica em “Ainda Estou Aqui”

Baseado em fatos reais, o filme brasileira estrelado por Fernanda Torres, narra o impacto da ditadura militar no Brasil e como essas memórias ainda ecoam na sociedade atual.

“Ainda Estou Aqui” pode ser um recurso para entender os golpes militares, os regimes autoritários e seus efeitos na democracia e nos direitos humanos. O enredo possibilita uma abordagem interdisciplinar, conectando história, sociologia e política.

Filosofia e sociedade em “O Brutalista”

A obra discute a arquitetura brutalista não apenas como uma expressão artística, mas como um reflexo de resistência e transformação social. O filme pode ser associado a questões de urbanização, impactos da arquitetura no comportamento humano e até mesmo debates filosóficos sobre a estética e a funcionalidade das construções.

Essa conexão torna a produção um material rico para análise interdisciplinar em provas que abordam a influência do meio no desenvolvimento das sociedades.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar 2025: como os filmes indicados ajudam a estudar para o Enem? no site CNN Brasil.

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